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04 estratégias de Marketing de Relacionamento para transformar clientes em brand lovers

O Marketing de Relacionamento é fundamental nos dias de hoje, especialmente pelas empresas estarem cada vez mais no ambiente digital. O cliente consegue ter o feedback instantâneo sobre a qualidade dos produtos e serviços, respostas para sanar as suas dúvidas, e observar o que as pessoas falam sobre a empresa em tempo real, aparatos que influenciam no relacionamento do cliente com uma marca. De acordo com a pesquisa “Guia do Marketing nas Redes Sociais”, realizada com mais de 2 mil internautas, da Opinion Box, 64% dos consumidores brasileiros acreditam que empresas presentes nas redes sociais são mais interessantes.

O Marketing de Relacionamento é a chave do sucesso para qualquer empresa que pretenda manter os seus clientes e atrair novos consumidores. “Essa é uma estratégia que permite ao seu negócio criar uma relação mais próxima dos clientes, para que eles se identifiquem ainda mais com os propósitos da sua marca. Atualmente, as pessoas não querem apenas consumir um produto, mas observam se a empresa se encaixa com os valores de vida e adotam a marca como parte de sua personalidade. Por isso, é fundamental que a empresa crie relacionamentos, mas sem parecer intrusiva”, explica Erivan Bandini, Sócio Diretor da Box ideias.

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma britânica Loyalty Lion, focada em integração entre programas de fidelidade e e-commerce, um cliente que se inscreve no programa de fidelidade de uma empresa tem 47% mais chances de comprar novamente.

“Em tempos em que o termo “brand lovers” vem sendo utilizado para descrever pessoas que não são apenas clientes, mas fãs de uma marca, estratégias de Marketing de Relacionamento são muito importantes para reforçar a relação de proximidade entre as duas partes. Além da fidelidade do cliente, a empresa que tem um bom relacionamento com seus consumidores, também consegue ficar conhecida no mercado por compartilhar experiências agradáveis. O Marketing de Relacionamento deve ser usado junto com outras estratégias de divulgação de produto ou serviço, funcionando de forma complementar, para fazer com que o cliente se sinta acolhido”, ressalta Marina Couto, Coordenadora de Marketing, Mídia e CRM da Box Ideias.

Pensando nisso, Marina Couto cita 4 estratégias de Marketing de Relacionamento para a sua empresa estreitar os laços com os clientes. Confira:

1. Programa de fidelização

De acordo com o comportamento do cliente e do mercado , é possível criar programas de fidelização. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostrou que o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade passou de 65%, em 2019, para 72%, em 2022;

2. Redes sociais

Nas redes sociais as empresas têm comunicação constante com os clientes, consideradas plataformas ideais para posicionar a marca diante da audiência. Muitas empresas aproveitam esse espaço para humanizar a identidade da marca;

3. E-Mail Marketing

É uma das formas mais efetivas de se relacionar com o cliente, pois permite a criação de um espaço privado entre a empresa e o cliente, através do envio de conteúdo relevante e divulgações institucionais;

4. Chatbots

Os chatbots são usados para criar relacionamento com clientes, através da automatização do atendimento, onde o cliente guia a conversa do começo ao fim, selecionando a opção que mais se adequa a sua dúvida. Os robôs trazem respostas eficientes e evitam que a pessoa fique sem ser atendida. A pesquisa “Navegando na Experiência do Cliente Pós-pandemia”, realizada com 1.235 consumidores, feito pelo Infobip, mostrou que 1 em cada 4 já utilizou chatbots para atendimento em loja, bancos ou e-commerce, e entre esses participantes 65% afirmaram que a experiência do usuário foi excelente ou muito boa.

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