quarta-feira, 03 de janeiro de 2018
O avanço da tecnologia móvel transformou o mundo de muitas maneiras, incluindo a forma como os usuários interagem com o e-mail. Globalmente, a taxa de abertura de mensagens via dispositivos móveis quase dobrou nos últimos cinco anos, saltando de 29% em 2012 para 55% em 2017. No Brasil, a preferência praticamente se divide entre os acessos via mobile (48%) e webmail (46%). Os dados fazem parte do estudo “A experiência com clientes de e-mail”, lançado pela Return Path.
“O estudo evidencia uma tendência que já vínhamos notando: cada vez mais as pessoas estão abrindo mais e-mails em dispositivos móveis. Essa nova realidade exige que as marcas se atentem aos detalhes na construção de campanhas que chamem a atenção dos clientes em ambientes menores, se comparados ao espaço de visualização de um desktop”, explica Rafael Viana, estrategista de e-mail da Return Path.
A pesquisa também mapeou quando as pessoas têm maior probabilidade de abrir e-mails e o período de tempo que normalmente dispensam em cada mensagem, entre outros detalhes da experiência. O tempo de leitura agrega insights sobre a relevância dos conteúdos, e está dividido em três categorias: abaixo de dois segundos considera-se abandono, entre três e sete segundos indica que o assinante leu rapidamente, e pode-se considerar lido quando o tempo é superior a oito segundos. As análises foram realizadas com base em dados coletados entre os meses de maio de 2016 a abril de 2017, e comparados com estudo similar, divulgado pela empresa em 2012.
“Em apenas cinco anos, vimos mudanças significativas no ambiente de e-mail e não há dúvida de que mais mudanças estão por vir“, afirmou Cecília Belele, Diretora Regional da Return Path para América Latina. “Os profissionais de marketing precisam entender o estado atual do ecossistema de e-mail e como é provável que ele evolua ainda mais. Saber como, quando e onde seus e-mails estão sendo abertos – e como esses hábitos mudaram ao longo do tempo – pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas sobre o planejamento do programa de e-mail das marcas“, completou.
A Return Path conduziu a pesquisa “A experiência com clientes de e-mail” com base na análise de mais de 27 bilhões de e-mails abertos entre maio de 2016 e abril de 2017, usando duas soluções da empresa: Email Client Monitor, de rastreamento; e Geo Email Monitor, de geolocalização. (* Os números em percentual foram arredondados e em alguns casos não chegam a 100.)
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