Indicadores de Mercado

Pesquisa aponta principais características e hábitos de consumidores digitais no Brasil

Dentro do mercado online, 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet, é o que mostra a pesquisa Consumidor Digital 2017, realizada pela Conversion. O estudo, que contou com a participação de consumidores digitais dos 26 estados do Brasil, aponta tendências estratégicas ao mercado online brasileiro.

O ano de 2017 teve um início positivo para o  e-commerce brasileiro, e as perspectivas são bastante otimistas, já que as principais instituições do setor defendem uma forte retomada do crescimento”, diz Diego Ivo, CEO da Conversion. “Ao mesmo tempo, os fornecedores têm se empenhado em oferecer um serviço com maior qualidade, o que tem gerado um número expressivo de brasileiros mais confiantes e experientes com as compras online”, completa.

Outro dado inédito revela que as classes C, D e E representam 73% dos consumidores digitais, sendo que a classe C abraça a maior fatia (35%). Para os organizadores do estudo, os indicadores mostram que as compras online estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, que têm mostrado mais maturidade digital nos últimos anos. Entre as regiões mapeadas, o Sudeste mantém a liderança no segmento de e-commerce, computando 51% das compras realizadas no país.

Quando o assunto é segurança digital, a pesquisa mostra que o brasileiro está mais confiante com as compras pela internet: 78% dos consumidores consideram seguro comprar online, sendo que 30,13% destes se sentem totalmente seguros. Para assegurar proteção no meio digital, 70% dos consumidores recorrem aos selos de segurança. Outras fontes de recomendação que se destacam são as avaliações dos usuários (66%) e endereço físico da loja online (54%).

O estudo ainda mostra outros indicadores relevantes e exclusivos ao e-commerce brasileiro, como as ações para vender mais produtos. De acordo com o levantamento, 84% dos consumidores comprariam mais se o frete fosse sempre grátis. Além disso, o cupom de desconto é considerado a melhor forma de fidelizar um cliente (77%). Pensando no comportamento de busca, na hora da “olhadinha”, 78% dos consumidores pesquisam no Google, busca mais comum, independentemente de sexo, faixa etária, escolaridade, classe social e região do país.

Além dessas informações, a pesquisa também apontou outros dados como: produtos mais procurados; influência do uso das mídias sociais; compras realizadas por dispositivos móveis; principais formas de pagamento e jornada de compra. Para ter acesso ao estudo completo, acesse este link.

Metodologia                                                              

Para a realização da pesquisa Consumidor digital 2017, foram ouvidas 697 pessoas das cinco regiões do Brasil, classes A,B,C,D e E. Faixa etária: Geração Z = Até 25 anos; Geração Y = Entre 26 e 37 anos; Geração X = Entre 38 e 57 anos; Acima de 57 anos.

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