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Mobile: transações via smartphones já representam 41% das vendas online no Brasil

Relatório da Criteo revela crescimento de 48% nas transações mobile em relação ao ano anterior e indica ascensão global das compras em aplicativos

 

Imagem. Celular preto quase deitado com a tela azul. Ao fundo a imagem de um mapa mundi e uma espécie de rede que conecta diversas pessoas. Apenas vemos o contorno dessas pessoas.

O relatório Global Commerce Review referente ao segundo trimestre de 2018, realizado pela Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), mostra que o mobile continua ganhando espaço no mercado brasileiro, impulsionado por um aumento nas compras feitas via smartphones. De maio a junho deste ano, as vendas por celulares e tablets (apps excluídos) chegaram a 43% das transações online. Sendo que destas, 41% foram concluídas em telefone móveis.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 48% nas compras por meio de smartphones no Brasil. Já as vendas em tablets e desktops tiveram queda de 22% e 18%, respectivamente. O estudo, que analisa dados de navegação e compras de mais de 5 mil varejistas em mais de 80 países, revela que a adesão à web móvel e à tecnologia dos aplicativos vem crescendo globalmente.

No mundo todo, as preferências dos consumidores têm mudado à medida que eles se tornam mais dependentes da conveniência e da personalização que as experiências de compra dentro dos aplicativos podem oferecer. Entretanto, é importante que os varejistas tenham em mente que o lançamento de um app não significa necessariamente resultados imediatos. Existe uma forte correlação entre o crescimento de transações nesse canal e varejistas que desenvolvem e se comprometem com uma estratégia contínua de promoção do aplicativo”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

As três principais tendências globais identificadas pelo relatório da Criteo revelam que:

  • As transações concluídas na web mobile, especialmente nos smartphones, continuam a crescer na maioria dos países e regiões;
  • A participação dos aplicativos aumenta constantemente ao longo do tempo para varejistas que promovem seus apps;
  • Varejistas com lojas físicas tendem a ficar atrás de seus concorrentes com presença unicamente online quando se trata de capturar a demanda no aplicativo.

 

A pesquisa também coletou mais dados que demonstram o crescimento do mobile, são esses: 

  • Em muitos países, particularmente no norte da Europa e no Japão, as transações mobile representam mais de 50% das transações online;
  • A região da Ásia – Pacífico, APAC,  tem sido líder em transações mobile (51%), mas todas as outras regiões acompanham o crescimento, incluindo Oriente Médio e África (47%), Europa (44%), América do Norte (39%) e América Latina (38%).

 

Além disso, o estudo constatou que o sucesso do aplicativo de compras depende de uma divulgação inteligente.

  • Globalmente, o mobile domina entre os varejistas que promovem seus aplicativos de compra. Nesses casos, a Criteo registrou um aumento de 30% em transações feitas via app em relação ao mesmo período do ano anterior;
  •  A região da Ásia – Pacífico (APAC) conta com a maior parcela de transações em aplicativos (46%), seguida pela Europa (26%) e Américas (18%);
  • Varejistas que possuem ou estão considerando um aplicativo de compra têm boas razões para investir na divulgação. Na América do Norte, a taxa de conversão nos aplicativos de compra é mais de três vezes maior que na web mobile.

Outro dado importante é que varejistas exclusivamente online continuam a superar os tradicionais quando os dois promovem aplicativos de compras

  • Para os varejistas exclusivamente online que promovem seus aplicativos, 31% das transações são provenientes app;
  • Varejistas com lojas físicas que promovem um aplicativo de compra têm menos transações no app (21%) em comparação com os players online, mas possuem a oportunidade de integrar ainda mais a tecnologia dos aplicativos à experiência dos consumidores antes, durante e depois da visita ao estabelecimento

 

Metodologia do Q2 Global Commerce Review

Para conferir o relatório Q2 Global Commerce Review completo, clique aqui. O Global Commerce Review analisou navegação e compra individuais de mais de 5 mil varejistas, em mais de 80 países, durante o segundo trimestre de 2018.

Mapa Global Interativo

Para visualizar o mapa mundial interativo que apresenta um panorama global de dados regionais agregados, visite neste link.

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