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Email marketing: novos assinantes são mais propensos a ler, mas também a reclamar

Pesquisa da Return Path mapeia o comportamento do assinante de e-mail marketing durante o primeiro ano de relacionamento com uma marca

 

Foto. Mão de mulher tocando em uma figura de um envelope com contorno branco e fundo transparente. Essa figura está no centro da imagem. Atrás dela o mapa mundi. Desse envelope saem retas que conectam esse envelope em outros envelopes. O fundo e o mapa mundi são azuis.

O engajamento do assinante é essencial para o sucesso de qualquer programa de e-mail e, embora as marcas analisem com frequência como essas pessoas interagem com uma campanha individual, pode ser difícil avaliar esse relacionamento com mais profundidade. Para ajudar os profissionais de marketing a entenderem como os assinantes se envolvem com um programa de e-mail ao longo do tempo, a Return Path lançou a primeira edição do estudo Lifecycle Benchmark. Trata-se de uma pesquisa que examina as interações de novos assinantes com um programa de e-mail durante o primeiro ano de relacionamento com uma marca e fornece insights interessantes para a  construção de estratégias para adquirir, integrar, engajar e reter assinantes.

A seguir, alguns dos principais insights do estudo Lifecycle Benchmark: 

  • Novos assinantes são mais engajados – A taxa de leitura de novos inscritos é de 39%, um ótimo índice, se comparado à média geral de leitura, que é de 22%. Ao longo dos 30 primeiro dias de relacionamento, a taxa cai para 35%, reduzindo para 32% até o final do primeiro ano. Porém, sempre se mantendo acima da média geral. Dentro deste contexto, os profissionais de marketing podem garantir um engajamento contínuo aproveitando as muitas oportunidades de aprender sobre preferências individuais dos inscritos e, em seguida, usando essas informações para criar campanhas de e-mail mais relevantes e customizadas.

 

  • Novos assinantes são mais propensos a classificar mensagens como spam – As reclamações são muito comuns no início do relacionamento entre marcas e assinantes, com uma taxa média de 4%, contra 0,17% da média geral. Ainda com relação aos novos assinantes, a taxa de reclamação cai para 2% nos primeiros 30 dias de relacionamento e para 1% até o final do primeiro ano. Os profissionais de marketing podem reduzir a probabilidade de reclamações de spam durante esse período crítico, estabelecendo expectativas adequadas sobre a frequência e o conteúdo de seus e-mails, e comprovando o valor de ser um assinante.

 

  • Menos da metade dos novos assinantes de e-mail indicam um endereço ativo – Para elevar a qualidade da lista de e-mails de clientes, os profissionais de marketing precisam ser mais ativos na verificação da validade dos endereços que recebem. Isso, porque, em média, apenas 47% dos novos assinantes indicam um endereço de e-mail ativo para inscrições em campanhas comerciais. Somente esta informação já justifica a necessidade de um investimento em um serviço de validação de e-mail.

 

O relatório Lifecycle Benchmark está disponível para download gratuito no site da Return Path. Nele, é possível encontrar dados e orientações adicionais para aquisição, integração, engajamento e retenção de novos assinantes.

 

Metodologia

O estudo Lifecycle Benchmark da Return Path analisou 1.387 marcas em todas as verticais, usando dados da Return Path´s Consumer Network para assinantes da Microsoft, AOL, Gmail e Yahoo. A análise foi feita durante o período de dois anos, entre 1º de julho de 2016 e 30 de junho de 2018. A pesquisa mapeia o ciclo de vida a partir do momento em que o cliente fornece o e-mail à marca até o final dos primeiros 12 meses de assinatura.

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