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6 dúvidas frequentes dos profissionais de marketing digital

Dúvidas em como investir na sua estratégia de marketing de conteúdo? Veja algumas dicas a seguir

 

*Por Vertical Measures

Foto. Homem com camisa azul, de costas, está com a mão direita na cabeça. Olha para pontos de interrogações desenhados no fundo da imagem.

Trabalhando como Gerente de Projetos em uma agência de marketing digital, eu recebo perguntas – todo o dia, todos os dias – dos meus colegas de equipe, clientes e parceiros. Além disso, eu palestro em conferências de marketing digital em todo o país e recebo ainda mais perguntas de participantes que variam de CMOs à criadores de conteúdo, de designers gráficos à desenvolvedores da Web.

Então, eu fui à nossa equipe de marketing e disse: “Olha, temos que fazer algo a respeito disso. Precisamos começar a responder a essas perguntas das pessoas ou vou perder minha cabeça!”… E assim, reunimos uma lista consolidada de perguntas e respostas para que eu possa voltar minha atenção para outras questões importantes (Netflix).

Tudo bem, vamos fazer isso, estilo pergunta e resposta…

Eu entendo completamente porque a nossa empresa precisa de marketing de conteúdo, mas a minha equipe de gestores não entende. Como eu convenço os executivos?

Isso é sempre difícil. Explicar ao diretor executivo que você precisa de recursos e dinheiro para uma estratégia que envolva compromisso e trabalho pode ser assustador, na melhor das hipóteses, mas há várias maneiras de obter sua atenção e aprovação.

Detalhar como o marketing digital funcionou para outros negócios como o seu, vai ajudar a conquistar os executivos. Uma opção ainda melhor é mostrar estudos de sua concorrência. Mostre como sua concorrência está fazendo com seus esforços de marketing digital, usando ferramentas como o SEMRush. O marketing de conteúdo funciona, embora o ROI não aparece em 30 dias s, os resultados virão.

 

O que é um bom equilíbrio entre orçamento pago e orgânico?

Eu rebato essa pergunta com uma questão diferente: “Quais são seus objetivos?” Você precisa desesperadamente de tráfego? Se esse for o caso, recomendo direcionar antecipadamente seu orçamento de marketing digital em mídia paga para que você possa encontrar (e construir) novos públicos-alvo e levá-los ao seu site.

Depois de aumentar o público e o reconhecimento da sua marca, você poderá começar a realocar o orçamento em esforços orgânicos. Nós, aqui na Vertical Measures, tentamos romper a barreira entre o pago e o orgânico e, em vez disso, entender o que realmente significa: a busca. As pessoas usam o Google para fazer perguntas. O mais importante é que você esteja lá para respondê-las.

Veja aqui três principais maneiras de começar a preencher a lacuna entre as equipes de SEO e de mídia paga.

 

Não consigo evitar conteúdo duplicado em várias páginas do meu site, mas você mencionou que o Google não gosta disso. O que eu posso fazer?

A atualização de algoritmo do Panda, lançada em 2011, começou a rastrear conteúdo em seu site com novos critérios. Se você tivesse um conteúdo fraco que não ajudasse seus leitores, seus rankings eram afetados. O Google não se importava mais com conteúdo duplicado.

Vimos isso muitas vezes com páginas de localização, o conteúdo na página é o mesmo, mas o endereço e o URL podem ser diferentes. O Google vê duas páginas com o mesmo conteúdo e escolhe a página que acha melhor para a consulta. Para nós, como profissionais de marketing, que queremos controlar tudo ao nosso redor, especialmente como nossa marca é exibida online, isso é uma coisa ruim.

Se você não conseguir tornar certas páginas exclusivas, adicione uma <rel canonical tag à página que deseja que o Google indexe, e ele ignorará a outra página. Lembre-se, o Google é uma máquina e se você confundir essa máquina, você perderá.

 

Eu sei que preciso criar conteúdo, mas como priorizo os tipos ou tópicos para criar primeiro?

O Google gosta de ver conteúdo atualizado e útil publicado de forma consistente. Se você tiver várias linhas de serviço ou produtos, pode ser difícil priorizar o que escrever e quando.

Primeiro, revise seus objetivos. Você recentemente lançou um novo produto ou serviço para o qual precisa de conteúdo? Você está percebendo vendas em determinadas áreas do seu negócio? Quando você tem uma estratégia documentada que respalda suas metas de negócios de maneira abrangente, é possível priorizar essas questões com eficiência.

A jornada do cliente é produzir conteúdo certo na hora certa. Aprenda mais sobre isso aqui.

 

Como devemos lidar com alguém que baixa uma parte do nosso conteúdo?

As pessoas gostam de se auto educar; consumindo constantemente informações por conta própria para responder a uma pergunta ou resolver um problema. O objetivo do marketing de conteúdo é fornecer essas informações em seu site.

Não é porque alguém está lendo um post do seu blog que essa pessoa está pronta para comprar o seu produto ou serviço. Configure fluxos de trabalho automatizados em um sistema de gerenciamento de leads para continuar a conversa. Dessa forma, quando essa pessoa estiver pronta para tomar decisões de compra, você estará no topo da caixa de entrada. A nutrição de leads é crucial para o desenvolvimento de relacionamentos, entrega de informações e ampliar o potencial para compra.

Enquanto estamos nessa etapa…

Como construir minha própria audiência?

Construir sua própria audiência pode se tornar um dos seus ativos de negócios mais valiosos. Coletar informações sobre um parceiro em potencial pode se traduzir em dinheiro real. Vamos pensar nos diferentes níveis do nosso público futuro:

 

Nível 3: Curto prazo

Esse público-alvo visitou seu site e você adicionou um cookie ao navegador, permitindo que a você que os acompanhe por toda a Web, fornecendo informações relevantes e úteis por meio de esforços de retargeting. A razão pela qual esse público é de curto prazo é porque esses cookies estão configurados para expirar (o padrão é de 90 dias), portanto, você precisará conseguir aparecer para esses usuários várias vezes e isso custa dinheiro.

 

Nível 2: não pertencente

Esses membros da audiência podem segui-lo nas mídias sociais, no YouTube ou em um canal de podcast. Embora essas pessoas estejam “inscritas” ou sigam seu conteúdo, você realmente não possui nenhuma informação delas. Pense assim: se o Twitter desaparecesse amanhã (não vai), quem você também está seguindo nesse canal.

 

Nível 1: pertencente

O mais importante, o Santo Graal da audiência. Esse público forneceu algum tipo de informação pessoal sobre si que permite contatá-los – normalmente um nome e um e-mail.

São pessoas que assinaram seu boletim informativo, fizeram o download de um conteúdo bloqueado ou preencheram outro formulário no seu site. Para esse público, você pode disponibilizar informações relevantes e úteis no momento certo e no lugar certo ao longo da jornada desse cliente.

Cada nível é importante no desenvolvimento de seu público-alvo. O objetivo final, no entanto, é mover os membros do nível 3 para o nível 1. Essa é a melhor maneira de traduzir seus esforços de marketing digital em receita real.

 

Até a próxima vez…

Isso respondeu uma das suas perguntas? Se não, avise-nos! Marketing de conteúdo é muito sobre fornecer informações úteis para um público e levá-los a resolver seus desafios.

 

*Matéria escrita por Shana Sullivan e publicada originalmente no portal Vertical Measures

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