Indicadores de Mercado

Cresce o interesse, nas empresas do noroeste paulista, por gestão da comunicação

Pesquisa mostra que a estratégia por trás da comunicação é um dos temas sobre o qual profissionais da área e empresários gostariam de expandir seus conhecimentos

 

Pesquisa anual realizada pelo Comuninter (Centro de Comunicação no Interior) revela que a gestão da comunicação é uma área de interesse crescente entre profissionais do setor, empresários e gestores, principais públicos ouvidos pelo estudo. Mais de 55% dos respondentes indicaram esse tema como aquele sobre o qual gostariam de aprender mais em 2017, contra 35% que assinalaram esse item na pesquisa no ano anterior. O estudo ouviu 180 pessoas durante o Fórum do Comuninter 2016, realizado em São José do Rio Preto (SP), no último mês de outubro.

Para a coordenadora geral do Comuninter, Ligya Aliberti, esse dado revela que a comunicação corporativa tem deixado de ser vista como “perfumaria” pelas empresas.

“Com a quantidade de ferramentas e vias de comunicação existentes hoje em dia, está clara a importância de se ter uma visão sistêmica do negócio e de ser capaz de provocar mudanças de dentro para fora. Mais do que canais de comunicação, o que as empresas precisam é de estratégia”, afirma a cordenadora.

 

Outro ponto de interesse dos participantes da pesquisa é a comunicação digital, indicada como tema de estudo por 70% dos respondentes em 2015 e por 79% em 2016. “O mundo online impõe uma série de desafios ao setor corporativo, fazendo com que profissionais dos mais variados perfis se preocupem em desvendar o universo da comunicação digital, buscando obter avanço na carreira e nos negócios”, destaca Ligya.

Não à toa, o público que o Fórum do Comuninter – evento voltado às boas práticas de comunicação corporativa – atrai tem sido cada vez mais diversificado. Profissionais e estudantes de comunicação e marketing, de RH e da área comercial, além de empresários, gestores e consultores estão entre as pessoas que participaram da última edição. O público provém de inúmeras cidades do noroeste paulista, além de municípios como Americana e Presidente Prudente.

A pesquisa completa está disponível neste link.

 

Indicadores Relacionados

Comentários

PUBLICIDADE