Segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018
O poder dos influenciadores digitais está em crescimento. Cada vez mais anunciantes se aliam a esses profissionais para tornar campanhas mais efetivas. Mas como uma empresa, uma marca ou um empreendedor pode se tornar um influenciador digital e conseguir impactar ainda mais os seus clientes?
De acordo Laila Vanetti, especialista em persuasão, que deu uma palestra sobre esse tema durante a Campus Party São Paulo 2018, ninguém nasce sabendo, mas existem métodos que te ensinam a ser mais persuasivo.
Laila citou alguns elementos-chave nos quais os influenciadores digitais precisam se basear para serem realmente eficazes em suas comunicações São eles:
A especialista em persuasão lembrou que o termo influenciador não é tão atual quanto pensamos e deu algumas dicas sobre a postura desse profissional:
“O personagem influenciador foi criado na década de 40, hoje, acrescentaram a palavra digital ao termo. O influenciador precisa passar credibilidade, verdade, conhecimento e coerência. Precisa mostrar a cara, antes de vender só um produto, precisa se vender, antes de vender um produto ou serviço”.
Seja você uma marca, uma empresa ou um empreendedor que quer se tornar um influenciador digital para os seus clientes, de acordo com Laila, é preciso estabelecer o que você realmente quer. Para começar faça perguntas simples:
Qual produto quero vender?
Para quem quero vender?
Qual o meu real propósito com esse produto ou serviço?
Como vou atingir o meu objetivo de conquistar meus clientes?
Segundo a especialista, se você sabe o que quer e tem metas claras, fica mais fácil de encontrar maneiras para atingir os seus objetivos. “Para todo mundo, em todas as profissões, a pergunta mais importante é o porquê. Se você tiver consciência do seu porquê, você irá mais longe para atingir seus objetivos”, completou Laila.
Na hora de efetuar uma compra, é claro que o cliente vai querer saber todas as informações sobre seus produtos e serviços, ouvir opiniões de quem já utilizou o item e etc, porém, um dos fatores determinantes para que o consumidor feche o negócio é a confiança que ele deposita nos valores da sua marca ou empresa.
“Na internet ninguém vê coração, as pessoas veem palavras e imagens. Então você tem que trabalhar as melhores palavras e imagens para tentar passar essa confiança”, aconselhou Laila.
Para que o consumidor confie no que você diz, é essencial estabelecer uma conexão com a sua audiência. A especialista em persuasão explicou que para fazer isso é necessário ir em busca das afinidades que seus clientes têm com a sua empresa e seus produtos e finalizou:
“Não adianta querer todo mundo na sua audiência, quem vai te seguir é quem se conecta com as suas ideias, com seus valores e com as necessidades que seus produtos preenchem. É importantíssimo ser coerente tanto com seu produto como com a audiência que vai te seguir”.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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