Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
A Silicon Vale Digital Misison 2017, imersão de seis dias que levou profissionais brasileiros para conhecer a cultura, o mindset e as estratégias de grandes players do mercado mundial no Vale do Silício chegou ao seu último dia. Dessa vez, os participantes da Missão Digitalks visitaram nada mais nada menos que o Twitter e o Wix.
A primeira empresa a receber nosso grupo foi o Twitter. Logo pela manhã, a equipe da Missão Digitalks conheceu o escritório da organização que ocupa andares de dois prédios na Market St. e fica em um dos bairros mais perigosos de São Francisco. De acordo com o Head de Eventos do Digitalks e também corresponde internacional neste evento, Rafael Soares, o Twitter escolheu abrigar seu escritório neste local com o intuito de poder fazer alguma diferença na região.
Essa atitude acabou contribuindo para elevar o nível de segurança do bairro. Além disso, a empresa mantém um centro de educação, oferecendo aulas para adultos e crianças que residem no bairro e também há incentivos para que os colaboradores façam trabalhos voluntários.
A mentalidade de inclusão não está restrita à comunidade local, ela prevalece dentro do escritório e faz parte da cultura da empresa. De acordo com o Head de eventos do Digitalks, são diversas placas e textos incentivando a diversidade.
Outro fator que chama a atenção é a questão da inclusão. O Twitter faz questão que todos os funcionários conheçam um pouco da rotina e dos acontecimentos das outras áreas.
“Para que todos funcionários conheçam tudo o que está acontecendo na empresa, quando existe uma reunião com mais de dois engenheiros, eles precisam mandar um e-mail para toda empresa contando qual o assunto da reunião e convidando todos a darem sugestões”, relatou Rafael Soares, Head de Eventos do Digitalks.
Ainda durante a visita, os participantes da Missão Digitalks puderam encontrar diversas inovações no escritório da empresa, como um piano que toca as músicas que os usuários pedem por meio da plataforma e um telão com um mapa no qual é possível navegar em tempo real e ver todos os assuntos que estão sendo tratados no Twitter naquele momento.
Após estarem ambientados na empresa, o grupo de brasileiros teve a oportunidade de conhecer a história do Twitter e as principais estratégias da empresa. Allison Johnston, Head of Partner Experience da plataforma explicou que um dos motivos pelo sucesso da rede social é a questão da captura de momentos. Assim como o mundo é feito de momentos o Twitter também. Entre outros tópicos, Johnston também comentou sobre o poder da plataforma em da voz tanto à celebridades como à pessoas comuns.
Para quem utiliza o Twitter desde o início do seu lançamento, sabe que o objetivo da plataforma mudou com o tempo. Se anteriormente o foco era manter o contato entre as pessoas, hoje, sem dúvida, a maior parte dos usuários acessa a rede para acompanhar notícias. Segundo as informações de Soares, foi por conta desse fator que o Twitter optou por uma mudança estratégia na classificação do aplicativo nas lojas. Atualmente o app aparece na categoria de “notícias” e não mais em “redes sociais”, sendo um dos mais baixados do segmento.
Nesse caso, o Twitter percebeu a mudança de objetivo e de interesse do público-alvo e conseguiu adaptar-se para continuar tendo sucesso. Essa flexibilidade e atenção aos detalhes é algo que falta para muitas organizações que almejam o sucesso.
No final da visita, Stephen South – Sênior Brand Strategist do Twitter, apresentou para o grupo da Missão Digitalks o Niche, um produto destinado a conectar produtores de conteúdo a potenciais clientes.
“Essa divisão do Twitter está presente no Brasil e já rodou diversas campanhas, como a do Itaú no Rock in Rio. Onde chamaram diversos influenciadores e produtores de conteúdo para registrar o evento com o seu olhar”, lembrou Soares, Head de eventos do Digitalks.
Na parte da tarde, os participantes da missão Digitalks estiveram no Wix e foram recebidos por Vivian Hernandez – Head de Comunicação e PR da América Latina. O clima de descontração na empresa é algo que chama a atenção, como contou nosso correspondente.
“Para eles é muito importante que os funcionários se sintam em casa, como se estivessem em família. Nesse sentido diversas atividades são pensadas, além do Happy Hours, eles fazem Ioga, massagens e ainda podem levar seus cachorros para o trabalho. Muitos funcionários acabam até realizando eventos pessoais, como chá de bebê, dentro do escritório”, afirmou Rafael Soares, Head de eventos no Digitalks.
Durante a visita, Vivian Hernandez , Head de Comunicação e PR da América Latina, falou um pouco mais sobre o produto do Wix e contou como a empresa está trabalhando o marketing para seus clientes.
Dois fatores que se destacaram na apresentação foi o corte da verba destinada para a mídia de TV e o fato de todo o planejamento e produção das campanhas serem realizados internamente, sem terceirização de serviços. Além disso, Vivian mostrou um novo recurso da plataforma: a edição de código do site. Com isso grandes empresas também conseguem construir seus sites no Wix.
Para Nicole Souza, Fundadora da 5tart e uma das participantes da Missão Digitalks, ambas as visitas no Wix e Twitter foram muito proveitosas.
“Foi muito bacana saber como o Wix atingiu números expressivos mesmo com nenhum funcionário atuando em vendas. Isso vai muito de encontro ao que acredito, que é possível fazer negócios de um jeito diferente e, mesmo assim, ter bons resultados”, destacou.
Sobre a visita ao Twitter, Nicole comentou:
“Como trabalho com redes sociais, foi muito importante saber como o Twitter se enxerga enquanto plataforma, quais ferramentas eles dispõem para as empresas e como é a empresa internamente, a cultura e os respeito aos funcionários”, finalizou.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
* Rafael Soares é o atual Head de Eventos do Digitalks. Formado em Design e Cursando MBA em Marketing, possui grande experiência em Marketing e Eventos.
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