Notícias

[Missão Digitalks] Cultura inclusiva e mindset inovador são os diferenciais das organizações do Vale do Silício

No último dia da Missão Digitalks, participantes conhecem os benefícios que a cultura de inclusão e  inovação é capaz de gerar para as empresas

 

*Por Bianca Borges e Rafael Soares

 

A Silicon Vale Digital Misison 2017, imersão de seis dias que levou profissionais brasileiros para conhecer a cultura, o mindset e as estratégias de grandes players do mercado mundial no Vale do Silício chegou ao seu último dia. Dessa vez, os participantes da Missão Digitalks visitaram nada mais nada menos que o Twitter e o Wix.

 

Por dentro do Twitter

Missão Digitalks: participantes da Silicon Valley Digital Mission 2017 no escritório do Twitter no Vale do Silício. FOTO: Rafael Soares, Digitalks

 

A primeira empresa a receber nosso grupo foi o Twitter. Logo pela manhã, a equipe da Missão Digitalks conheceu o escritório da organização que ocupa andares de dois prédios na Market St. e fica em um dos bairros mais perigosos de São Francisco. De acordo com o Head de Eventos do Digitalks e também corresponde internacional neste evento, Rafael Soares, o Twitter escolheu abrigar seu escritório neste local com o intuito de poder fazer alguma diferença na região.

Essa atitude acabou contribuindo para elevar o nível de segurança do bairro. Além disso, a empresa mantém um centro de educação, oferecendo aulas para adultos e crianças que residem no bairro e também há incentivos para que os colaboradores façam trabalhos voluntários.

A mentalidade de inclusão não está restrita à comunidade local, ela prevalece dentro do escritório e faz parte da cultura da empresa. De acordo com o Head de eventos do Digitalks, são diversas placas e textos incentivando a diversidade.

Painel decorativo no Twitter que retrata um pouco da cultura da empresa e apoio à diversidade. FOTO: Rafael Soares, Digitalks

 

Outro fator que chama a atenção é a questão da inclusão. O Twitter faz questão que todos os funcionários conheçam um pouco da rotina e dos acontecimentos das outras áreas.

“Para que todos funcionários conheçam tudo o que está acontecendo na empresa, quando existe uma reunião com mais de dois engenheiros, eles precisam mandar um e-mail para toda empresa contando qual o assunto da reunião e convidando todos a darem sugestões”, relatou Rafael Soares, Head de Eventos do Digitalks.

 

Ainda durante a visita, os participantes da Missão Digitalks puderam encontrar diversas inovações no escritório da empresa, como um piano que toca as músicas que os usuários pedem por meio da plataforma e um telão com um mapa no qual é possível navegar em tempo real e ver todos os assuntos que estão sendo tratados no Twitter naquele momento.

Painel que permite visualizar quais são os assuntos que estão sendo discutidos no Twitter em tempo real. FOTO: Rafael Soares, Digitalks

 

Após estarem ambientados na empresa, o grupo de brasileiros teve a oportunidade de conhecer a história do Twitter e as principais estratégias da empresa.  Allison Johnston, Head of Partner Experience da plataforma explicou que um dos motivos pelo sucesso da rede social é a questão da captura de momentos. Assim como o mundo é feito de momentos o Twitter também. Entre outros tópicos, Johnston também comentou sobre o poder da plataforma em da voz tanto à celebridades como à pessoas comuns.

 

Flexibilidade: essencial para o sucesso de um negócio

Para quem utiliza o Twitter desde o início do seu lançamento, sabe que o objetivo da plataforma mudou com o tempo. Se anteriormente o foco era manter o contato entre as pessoas, hoje, sem dúvida, a maior parte dos usuários acessa a rede para acompanhar notícias. Segundo as informações de Soares, foi por conta desse fator que o Twitter optou por uma mudança estratégia na classificação do aplicativo nas lojas. Atualmente o app aparece na categoria de “notícias” e não mais em “redes sociais”, sendo um dos mais baixados do segmento.

Nesse caso, o Twitter percebeu a mudança de objetivo e de interesse do público-alvo e conseguiu adaptar-se para continuar tendo sucesso. Essa flexibilidade e atenção aos detalhes é algo que falta para muitas organizações que almejam o sucesso.

No final da visita, Stephen South – Sênior Brand Strategist do Twitter, apresentou para o grupo da Missão Digitalks o Niche, um produto destinado a conectar produtores de conteúdo a potenciais clientes.

“Essa divisão do Twitter está presente no Brasil e já rodou diversas campanhas, como a do Itaú no Rock in Rio. Onde chamaram diversos influenciadores e produtores de conteúdo para registrar o evento com o seu olhar”, lembrou Soares, Head de eventos do Digitalks.

 

Visita ao Wix

Missão Digitalks: grupo da Silicon Valley Digital Mission 2017 visita escritório do Wix no Vale do Silício. FOTO: Rafael Soares, Digitalks

 

Na parte da tarde, os participantes da missão Digitalks estiveram no Wix e foram recebidos por Vivian Hernandez – Head de Comunicação e PR da América Latina. O clima de descontração na empresa é algo que chama a atenção, como contou nosso correspondente.

“Para eles é muito importante que os funcionários se sintam em casa, como se estivessem em família. Nesse sentido diversas atividades são pensadas, além do Happy Hours, eles fazem Ioga, massagens e ainda podem levar seus cachorros para o trabalho. Muitos funcionários acabam até realizando eventos pessoais, como chá de bebê, dentro do escritório”, afirmou Rafael Soares, Head de eventos no Digitalks.

 

Durante a visita, Vivian Hernandez , Head de Comunicação e PR da América Latina, falou um pouco mais sobre o produto do Wix e contou como a empresa está trabalhando o marketing para seus clientes.

Vivian Hernandez, Head de Comunicação e PR da América Latina do Wix, fala sobre as estratégias de marketing da empresa. FOTO: Rafael Soares, Digitalks

 

Dois fatores que se destacaram na apresentação foi o corte da verba destinada para a mídia de TV e o fato de todo o planejamento e produção das campanhas serem realizados internamente, sem terceirização de serviços. Além disso, Vivian mostrou um novo recurso da plataforma: a edição de código do site. Com isso grandes empresas também conseguem construir seus sites no Wix.

Para Nicole Souza, Fundadora da 5tart e uma das participantes da Missão Digitalks, ambas as visitas no Wix e Twitter foram muito proveitosas.

“Foi muito bacana saber como o Wix atingiu números expressivos mesmo com nenhum funcionário atuando em vendas. Isso vai muito de encontro ao que acredito, que é possível fazer negócios de um jeito diferente e, mesmo assim, ter bons resultados”, destacou.

Sobre a visita ao Twitter, Nicole comentou:

“Como trabalho com redes sociais, foi muito importante saber como o Twitter se enxerga enquanto plataforma, quais ferramentas eles dispõem para as empresas e como é a empresa internamente, a cultura e os respeito aos funcionários”, finalizou.

 

Como vimos, cultura inclusiva e mindset inovador são importantes para o desenvolvimento de uma organização. Será que essas duas características já estão presentes na sua empresa?

 

Se você trabalha com Marketing e Digital e tem interesse em visitar empresas do Vale do Silício, principal pólo de inovação do mundo, veja como participar da Missão Digitalks em 2018!  

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

* Rafael Soares é o atual Head de Eventos do Digitalks. Formado em Design e Cursando MBA em Marketing, possui grande experiência em Marketing e Eventos. 

 

>> Leia mais sobre as outras visitas realizadas na Silicon Valley Digital Mission 2017:

[Missão Digitalks] Omnichannel e mobile serão foco do mercado brasileiro de meios de pagamento digital

[Missão Digitalks] Internacionalização: como expandir as fronteiras do seu negócio

[Missão Digitalks] Inovação é a palavra-chave para o sucesso de qualquer organização

[Missão Digitalks] Data-Driven Design: o layout das suas campanhas deve ser orientado por dados

Comentários

PUBLICIDADE