quinta-feira, 22 de junho de 2017
Os gigantes da tecnologia Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook ocupam os cinco primeiros lugares na edição 2017 do BrandZTM das Top 100 Marcas Globais Mais Valiosas que foi divulgado recentemente pela WPP e Kantar Millward Brown.
A Amazon registrou o maior crescimento do valor em dólar de todas as marcas das Top 100, aumentando US$40.3 bilhões (+41%) e chegando ao valor de marca de US$139.3 bilhões, ocupando a quarta posição no ranking. O gigante do varejo continuou focado no seu ecossistema tecnológico aprimorado para atender às múltiplas necessidades dos consumidores tais como compras online, entrega rápida e entretenimento, bem como a introdução de novos serviços habilitados para inteligência artificial, incluindo entrega de suprimentos e o assistente pessoal Alexa.
Google, Apple e Microsoft se mantiveram entre os Top 3, aumentando o valor de marca em 7% para US$245.6 bilhões; em 3% para US$234.7 bilhões e, em 18% para US$143.2 bilhões, respectivamente, comparado com o ano passado. Facebook ocupa o quinto lugar, com crescimento de 27% passando para US$129.8 bilhões. Um ponto a destacar é que 25% do valor total das Top 100 marcas mais valiosas do BrandZ é composta pela soma dos valores combinados das Top 5, o que reforça sua importância no cenário atual de negócios.
Outros destaques do ranking deste ano incluem a marca chinesa Tencent (número 8), impulsionada pelo aumento do uso de sua plataforma social WeChat que entrou no Top 10 pela primeira vez, com aumento no valor de marca (27%, US$108.3 bilhões). Adidas foi a marca com percentual de crescimento mais rápido (+58%, US$8.3 bilhões), seguida pela marca chinesa Moutai (+48%, US$17 bilhões).
O ranking BrandZ reflete as marcas que estão integradas nos estilos de vida do consumidor atual. Este é o único estudo de avaliação de marcas que combina, globalmente, entrevistas com mais de 3 milhões de consumidores, análise de resultados e análise de performance de cada empresa (usando dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel).
Este ano, o valor total das Top 100 marcas cresceu 8% chegando a US$3.64 trilhões, comparado com 3% em 2016. O número de marcas que valem mais de US$ 100 bilhões aumentou de seis para nove. O valor total das marcas que integram o ranking aumentou 152% comparado a 2006 (seu primeiro ano), e sua composição se deslocou para marcas de tecnologia inovadoras, centradas no consumidor, com enorme alcance e poder de construção de marca. O Top 10 da BrandZ em 2017 vale quase tanto quanto o Top 100 total em 2006 (US$ 1,42 trilhões vs US$ 1,44 trilhões) e cresceu + 249% em valor, em comparação com + 152% para o Top 100 como um todo.
O valor das Top 100 Marcas Globais do BrandZ confirma que as marcas fortes continuam a superar seus concorrentes. Em comparação aos benchmarks chave dos últimos 12 anos, o portfólio BrandZ das top 100 marcas globais mais valiosas cresceu 50% a mais em valor que as S&P 500 e 3.5 vezes mais que MSCI All Country World Index.
O ranking de 2017 mostra que o resultado do poder de marca foi verdadeiramente direcionado para marcas de tecnologias focadas no consumidor e que desenvolvem ecossistemas que atendam a suas necessidades, simplificando o mundo cada vez mais complexo. Mais da metade do valor total das 100 marcas globais mais valiosas é formado por marcas relacionadas à tecnologia (uma definição que inclui empresas de telecomunicações e varejo online), em torno de 1/3 em 2006, e que cresceram 16% no último ano comparado com 4% para as marcas não tecnológicas.
Nove das Top 10 são empresas ligadas à tecnologia, assim como todas as sete marcas que entraram este ano no Top 100: XFinity, YouTube, Hewlett Packard Enterprise, Salesforce, Netflix, Snapchat e Sprint.
O varejo foi a categoria com crescimento mais rápido, com aumento de 14% em valor nos últimos 12 meses, principalmente em função das marcas de e-commerce como Amazon e Alibaba que, são empresas nativas da internet mas que também incluem lojas físicas em sua rede de vendas.
No geral, o crescimento de valor dos varejistas puramente online aumentou 388% desde 2006, enquanto os varejistas tradicionais caíram 23% à medida em que demoraram mais para adaptar sua oferta incluindo a venda online. A categoria tecnologia cresceu (13%), enquanto fast food foi a terceira categoria com maior crescimento no ano (7%), pois as principais marcas introduziram alimentos frescos valorizando seus cardápios, além de trazer inovações nos pontos de contato com clientes que melhoraram a experiência de marca.
Valkiria Garré, CEO da Kantar Millward Brown, comentou: “Vivemos na era dos gigantes da internet que desenvolveram ecossistemas cada vez maiores, que se conectam com os consumidores para tornar a vida mais fácil, simples e melhor. A tecnologia centrada no consumidor redefiniu nossas expectativas, e agora sabemos com certeza que produtos, serviços, ferramentas e conteúdo estão imediatamente disponíveis ao nosso alcance. Essas marcas também demonstram grande elasticidade – elas têm confiança e se sentem confortáveis em novos territórios e novas categorias para desenvolver e expandir suas bases de clientes“.
Em termos de regiões, as marcas norte-americanas dominaram o ranking, com 54 marcas no BrandZ Top 100, valendo 71% do valor total das marcas. No último ano, essas marcas cresceram 12% comparado com a média de 1% de declínio para marcas originárias do resto do mundo exceto China, onde a maioria das marcas registrou crescimento de 11% na média, com exceção das estatais.
As Top 20 marcas B2B aumentaram seu valor em 11%. Microsoft mantém-se em primeiro lugar, cresceu 10% e US$143.2 bilhões de valor, enquanto a Shell apresentou o crescimento mais rápido nessa categoria, 23% e $18.3 bilhões. O ranking mostra também que na medida que o mundo digital cria sobreposição entre os negócios e os ambientes de consumo, a fronteira entre B2B e B2C está desaparecendo, criando marcas B2H (Business to Human).
As tendências que se destacam no ranking BrandZ Global Top 100 deste ano incluem:
Os consumidores podem realizar cada vez mais uma série de atividades, desde compras online até assistir a televisão, sob a bandeira de uma marca e em vários dispositivos. Esta conveniência para os consumidores também permite que as marcas mais poderosas minimizem o risco de perda de consumidores.
A tecnologia permite que as empresas apresentem suas ofertas globalmente desde o primeiro dia. Isto está promovendo uma nova geração de empreendedores, que não está restrita pelos limites geográficos ou setoriais que tradicionalmente limitaram a velocidade e a escala de crescimento.
A Adidas, marca de crescimento mais rápido , introduziu a impressão 3D para produzir seus calçados, por exemplo, enquanto a marca de fast food Domino´s Pizza oferece aos clientes um rastreador de pedidos em tempo real.
A média atual de idade das marcas é 67 anos, comparado com os 84 anos em 2006, refletindo a entrada de novas marcas de tecnologia e marcas chinesas emergentes.
Huawei e Toyota, cresceram em média três vezes mais nos últimos 12 anos (as três maiores cresceram +170% comparada às três menores cujo crescimento foi de 57%).
As três maiores com comunicações mais fortes (incluindo McDonald’s e L’Oréal Paris) aumentaram 196% em valor, comparado com 47% para as três menores. Isso ocorreu, pois elas amplificaram com sucesso a diferenciação que criaram.
O relatório e o ranking BrandZ Top 100 Marcas Globais Mais Valiosas, e uma grande quantidade de informações das marcas em regiões-chave do mundo e 14 segmentos de mercado, estão disponíveis online. O relatório global, rankings, gráficos, e artigos podem também ser encontrados no app BrandZ.
Realizado pela consultoria de marketing e marca da WPP, Kantar Millward Brown, o Ranking BrandZ ™ Top 100 Most Valuable Global Brands está agora no décimo segundo ano. É o único estudo que combina medidas de brand equity com base em entrevistas com mais de três milhões de consumidores em todo o mundo sobre milhares de marcas globais B2C e B2B com uma rigorosa análise do desempenho financeiro e comercial de cada empresa (usando Dados da Bloomberg e Kantar Worldpanel) para separar o valor que a marca desempenha na condução de negócios e valor para o acionista. A percepção do consumidor de uma marca é um insumo chave na determinação do valor da marca porque as marcas são uma combinação de desempenho do negócio, entrega de produtos, clareza de posicionamento e liderança. O ranking leva em consideração as variações regionais, pois, mesmo para marcas verdadeiramente globais, as medidas de contribuição da marca podem diferir substancialmente entre os países.
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