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Área de marketing e setores criativos reúnem o maior número de profissionais felizes, revela pesquisa

Para atingir o sucesso, uma organização além de boas ideias e estratégias de marketing eficientes, precisa investir em pessoas

 

Atualmente, já se sabe que a felicidade do colaborador é fundamental para o sucesso da organização. Não adianta ter ideias inovadoras e estratégias de marketing excelentes se a empresa não investir em pessoas capazes de colocá-las em prática. Diante desse contexto, a Robert Half, empresa especializada em recrutamento e seleção, desenvolveu a pesquisa Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes, em parceria com a Happiness Works.

O estudo que contou com a avaliação dos níveis de felicidade de mais de 23 mil profissionais, em oito diferentes países, revela uma boa notícia: em geral, os colaboradores estão felizes no trabalho. Em uma escala de 0-100 de felicidade, a pontuação média ficou em 70. É interessante observar que, em empresas com 10.000 colaboradores ou mais, essa pontuação cai para 67.

A pesquisa mostra também que a área de Marketing e os demais setores criativos das companhias são os que reúnem o maior número de profissionais felizes. Quanto ao fator gerador de felicidade, homens elegeram o “orgulho da organização” como prioritário, enquanto as mulheres demonstraram estar mais preocupadas em “ser tratadas com igualdade e respeito”.

 

Mapa da Felicidade Corporativa

 

É indiscutível que o engajamento dos colaboradores e o sucesso organizacional estão intimamente ligados. O desafio de gestores e líderes, porém, está no fato de que não existe uma solução única para fomentar a felicidade no trabalho, considerando que os sentimentos das pessoas são afetados por diferentes estímulos.

“A felicidade do colaborador deve ser uma das prioridades organizacionais. É claro que você não pode obrigar um profissional a ser feliz no trabalho, mas é possível criar condições que promovam e fortaleçam a positividade”, ressalta Saulo Ferreira, gerente de recrutamento da Robert Half. “Colaboradores felizes tendem a contribuir significativamente para a melhora da reputação da marca que representam, compartilhando sentimentos positivos sobre seu emprego com amigos, familiares e clientes”, completa.

 

Fatores que influenciam a felicidade do colaborador

A pesquisa também apontou os seis fatores que influenciam a felicidade do colaborador:

  • Combinação certa para o cargo e a empresa;
  • Sensação de empoderamento;
  • Se sentir valorizado;
  • Trabalho interessante e significativo;
  • Senso de igualdade;
  • Relações de trabalho positivas.

 

O objetivo do estudo era reforçar a crença de que colaboradores felizes fazem bem ao negócio, além de serem mais engajados, leais, criativos e produtivos do que seus pares menos satisfeitos. Foram entrevistadas pessoas de diferentes faixas etárias, níveis de experiência e indústrias.

O conteúdo oferece uma visão detalhada sobre o que realmente importa para os colaboradores, a ligação entre felicidade e o desempenho, e os passos específicos que os empregadores podem tomar para aumentar a satisfação do colaborador.

Os principais resultados da pesquisa “Os segredos das companhias e dos colaboradores mais felizes” estão disponíveis para download gratuito no site da empresa.

 

 

 

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