Terça-feira, 07 de fevereiro de 2017
Na última quinta-feira, dia 02 de fevereiro, Rafael Rosa, sócio dos sites Hypeness, Casal Sem Vergonha e Nômades Digitais, palestrou na Campus Party com o tema “Muito além do banner, a monetização com conteúdo”.
Dentre os canais, o Hypeness é o que tem mais tempo de estrada e trabalha há mais de seis anos com branded content. Mas como produzir conteúdo relevante, de qualidade, que não seja “jabá” e atraia o público, tanto pelo tema abordado, quanto pensando em gerar valor para as marcas?
Mais conhecido como “Rafu”, o executivo e palestrante passou um pouco da sua experiência a frente do departamento de Novos Negócios e compartilhou alguns aprendizados válidos para quem quer ganhar dinheiro produzindo conteúdo patrocinado – seja você uma marca, um maker ou um publisher.
Hoje na internet a autoridade saiu dos grandes players e foi direcionada para pequenos ou independentes produtores, dando voz a eles para produzir e se apropriar do conteúdo, especialmente com as redes sociais. “Redes sociais conseguem otimizar, dar essa visibilidade para pequenos produtores que, de uma hora para outra, podem sair o anonimato para uma grande exposição de marca”, explicou Rafael Rosa.
Segundo o executivo, o primeiro passo para ganhar autoridade no assunto é escrever algo que tenha um propósito par você.
“Essa autoridade vem quando você abraça a sua essência. É continuar produzindo esse conteúdo que você acredita com propriedade. Quanto mais produz, mais adquire propriedade em cima desse conteúdo que você produz.”
Frequência é outro ponto importante. O Hypeness começou produzindo pelo menos um conteúdo por dia. Hoje, eles produzem mais de 10 matérias todos os dias, menos aos finais de semana.
Construir credibilidade: conseguir que outros sites citem pautas que conseguem levar para dentro dos seus canais é outra forma de reafirmar sua credibilidade em falar sobre aquele assunto.
Ele citou mais duas questões importantes sobre autoridade em determinado tema:
– Não faça propaganda, fale de temas que tenham relação com a sua essência. Citou ainda a Red Bull como uma marca inspiradora que vem fazendo isso muito bem.
– Quando mais se faz, mais se aprende a fazer. “Não é de uma hora para outra que você vai explodir e ganhar relevância na internet”.
“É importante produzir cases e que esses venham em cima de projetos que você já realizou para outras marcas.”
O Hypeness já fez mais de 500 campanhas nos últimos seis anos. Ele explicou que vale começar ganhando pouco ou mesmo com parcerias antes de monetizar. O importante é você mostrar para o seu “cliente” que você pode entregar valor. “Hoje, conseguimos trabalhar com marcas de grande expressão”, comemorou.
a) Case Hypeness com Heineken: Open the city
A Heineken estava incentivando as pessoas a conhecer lugares diferentes e descobrir novas experiências.
O canal da Heineken contou com 23 posts exclusivos. Achou lugares diferentes hipster, como um açougue vegano, por exemplo, e divulgava esses lugares interessantes para que os consumidores fossem beber e ter uma nova experiência.
“Esse canal estava muito dentro da essência do site, então tivemos um engajamento muito expressivo.”
Resultados:
– 190 mil likes no engajamento orgânico no Facebook
– Volume de impressões no mídia display ultrapassou 13 milhões de impressões
– CTR de 1,74% no background
– 140 mil visualizações nesses artigos
– 845 mil pageviews nos posts do canal
b) Case Casal Sem Vergonha (CSC) com a Durex
Convidaram o CSV, entraram em concorrência e ganharam. O casal virou embaixador da marca. A ação foi feita durante o ano todo, com um canal exclusivo. O casal participou várias vezes dessa ativação e fizeram vídeos patrocinados.
Para fechar, fizeram uma pesquisa no site que teve 10 mil respostas e produziram um e-book com o tema “Do que os Homens e as Mulheres gostam no sexo”.
Resultado: mais de 70 mil downloads.
Rafú citou Flávio Augusto: “Quando o negócio é bom, você vai contagiar quem está do seu lado”.
Ele explicou que não adianta produzir conteúdo e esperar as coisas acontecerem, você precisa de gente dedicada ao comercial e a “vender o seu peixe”. “A Equipe de Vendas pode começar com você.”
Se tiver um time, é importante passar esse valor do seu conteúdo que você acredito para a equipe de Vendas. “Ela precisa vender os seus sonhos e entregar os valores para o cliente.”
Dicas:
– Tenha um Midia KIT: quem vai fazer um projeto com você, precisa desses dados do seu canal;
– Tenha uma verba destinada para esse projeto
– Faca na Caveira: dê o primeiro passo e vá atrás dos clientes. “Eles não vão vir atrás de você.”
“Se você não inovar, de um dia pro outro, alguém vai passar na sua frente. E aí, talvez seja tarde demais.”
Rafú explicou que todos estamos muito ocupados e não “temos tempo para mais nada”. Mas também disse que isso não é mais justificativa nos dias de hoje e que a inovação precisa ser incorporada como parte da sua rotina. “A inovação faz parte do seu dia a dia. Você precisa estar correndo atrás de estar fazendo coisas novas. (sic)”
Exemplos:
– Case Westworld – matéria aprofundada sobre inteligência artificial + promoção da série >> veja aqui
– Hypeness talks: congresso de criatividade online com mais de 25 palestrantes que trabalham com criatividade e na área de branded content
* 250 mil pessoas assistiram aos talks ao vivo
* + mais de 90 mil pessoas assistiram 100% das palestras
* duração média de cada talk 30 min
* + de 5 mil comentários no site
“Você via ao vivo e, depois tinha um modelo de negócio de assinatura que você podia rever.”
“Tudo que falei hoje sobre produção de conteúdo, produzir cases, equipe de vendas, tudo isso precisa de resiliência. A gente trabalha muito. E você precisa acreditar no que está fazendo, na sua criação de autoridade, porque vai ter muita gente falando para você que não vai dar certo. O que você pode fazer é acreditar e seguir em frente.”
*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há oito anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.
Comentários