Terça-feira, 13 de setembro de 2016
A HubSpot lançou em 2013, nos Estados Unidos, um curso online gratuito para certificação no segmento de Inbound Marketing e, em março deste ano, disponibilizou as aulas para o público brasileiro. O objetivo principal da empresa é difundir o inbound marketing no país e fazer com que as pessoas o utilizem a favor dos seus negócios.
Com o intuito de entender como o material tem sido recebido pelo público brasileiro e para conhecer a motivação e os benefícios alcançados por quem participou do curso, a HubSpot fez uma pesquisa com os ex-alunos.
A partir de depoimentos de mais de 1.500 concluintes, a empresa dividiu o público em quatro perfis: profissionais, estudantes, agências e empreendedores. Os primeiros utilizam o diploma para avançar na carreira e buscar melhores salários, enquanto os segundos veem nele um diferencial para o currículo.
Já as agências, avaliaram o curso como mais um recurso para capacitar os funcionários.
“Ao exigir que todos os funcionários tenham a certificação, agências de marketing e publicidade garantem que a equipe esteja num mesmo patamar e seguindo as melhores práticas do mercado”, explica Rômulo Côrrea, responsável por conduzir o levantamento.
Gabriel Motta, co-fundador da Ingage Digital, narra sua experiência:
“A certificação é critério básico para participar da maioria de nossos processos seletivos. Após adotarmos esse pré-requisito o processo de treinamento para especialista em inbound marketing se tornou mais dinâmico. O resultado disso é o sucesso crescente de nossos clientes”.
Para empreendedores, o curso pode ser ainda mais interessante. Como o inbound marketing é um modelo de comunicação mais barato do que a propaganda tradicional, ele se adéqua bem a pequenos negócios, startups e empreendimentos em fase de decolagem. Esse é o caso do #coisadelivreiro, empresa de consultoria para o mercado editorial.
“Sentíamos a necessidade de sermos mais assertivos em nossas campanhas e por isso fiz o curso. Deu certo, nossa taxa de conversão cresceu 34,7%”, conta Bruno Mendes, diretor da empresa.
Comentários