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Inteligência analítica: você realmente conhece o seu cliente?

Para superar a concorrência e atender as necessidades dos clientes, os dados são uma ferramenta estratégica que impulsiona a tomada de decisões

 

*Por Bianca Borges

 

Foto. Mãos femininas segurando um tablet. Na tela do aparelho gráficos em forma de barras e de pizza. Há também algumas frases escritas, mas não conseguimos identificar o conteúdo pois o tamanho das letras é bem pequeno.

No mundo conectado que vivemos hoje, é fato que a internet das coisas e outras tecnologias, como a inteligência artificial, vão conquistar cada vez mais espaço no dia a dia dos indivíduos. Não é à toa que a previsão de investimentos na área de IoT, por exemplo, é de 8 bilhões até o final de 2018, segundo dados da IDC Brasil.

Além de facilitar a rotina das pessoas, todas essas tecnologias em ação tornam-se importantes fontes de coleta de dados sobre os clientes como destacou a Gerente Sênior de Consultoria em Analytics da Serasa Experian, Gabriela Bonfim, que esteve presente no IT Forum Expo, evento que aconteceu na última semana em São Paulo.

“A sociedades está passando por uma transformação radical na qual os objetos conectados à internet se tornam importantes fontes de informação e dados. Esses dados podem ser trabalhados e nos ajudar a entender melhor quem é o nosso cliente e o que o motiva”, indicou a Gerente.

 

O poder dos dados

Para as marcas e organizações que querem superar a concorrência e atender as expectativas de um cliente cada vez mais exigente, os dados são um ativo estratégico que impulsionam a tomada de decisões mais assertivas. Segundo o estudo da Serasa Experian, 97% das empresas estão engajadas em transformar dados em insights para entender as necessidades dos clientes e conquistar novos consumidores.

Qualquer empresa que quer se manter no mercado precisa utilizar os dados a seu favor. É importante ter a visão de quais informações importantes você já tem sobre o seu consumidor e passar a enxergar os canais de comunicação com o seu público-alvo como verdadeiras plataformas de coleta de dados.

Gabriela citou quatro ações que precisam ser desenvolvidas dentro das empresas em prol da boa utilização das informações coletadas, são elas:

  • Gestão de dados: cuidar da qualidade da informação. Fazer a governança e a segurança desses dados para não expor o consumidor de forma indevida;
  • Automação: investir em ferramentas de análise como o Google Analytics que podem ajudar a interpretar melhor os dados;
  • Investir em equipe qualificada: contratar pessoas que sejam capazes de analisar dados e, ao mesmo tempo, tenham foco em negócios;
  • Inovar: gerar novos insights a partir desses dados e criar produtos e serviços diferenciados e personalizados para o consumidor.

Sua empresa já utiliza os dados do cliente com responsabilidade e assertividade?

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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