Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Esse ano, os profissionais de marketing ouviram falar muito sobre inteligência artificial, machine learning e big data. Nós mesmos, aqui no Digitalks, publicamos diversas matérias interessantes sobre esses assuntos. O fato é que essas tecnologias estão mais presentes no dia-a-dia no mundo dos negócios e também no nosso cotidiano.
O estudo Fjord Trends 2018, realizado pela consultoria Accenture, revelou que a utilização da inteligência artificial pode duplicar o crescimento anual das empresas em 2035. Além disso, o impacto dessa tecnologia tende a aumentar a produtividade no trabalho em até 40%. Muitos profissionais de marketing já estão utilizando os recursos tecnológicos para otimizar e inovar suas campanhas, mas ainda existem dúvidas e desafios para serem superados.
Com o intuito de informar os marqueteiros e comunicadores e dar dicas para ambos tornarem-se aliados, e não inimigos dessa tecnologia, a especialista em marketing digital, Martha Gabriel lançará hoje, dia 15 de dezembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo, seu novo livro “VOCÊ, EU e os ROBÔS: pequeno manual do mundo digital”. Durante o evento de lançamento, que começa a partir das 18hrs, a autora do livro ainda dará uma palestra sobre Inteligência Artificial e Robótica, prevista para acontecer às 19:30 da noite.
D: A inteligência artificial está ganhando destaque tanto no nosso cotidiano como no mundo dos negócios. No seu livro “VOCÊ, EU e os ROBÔS: pequeno manual do mundo digital” quais são os pontos principais que você destaca? Por que esse assunto é relevante para os profissionais de marketing digital?
Martha Gabriel: A Inteligência Artificial (IA) associada a outras tecnologias emergentes — como IoT, big data, robótica e nanotecnologia — tem o potencial de reconfigurar não apenas os negócios, mas o mundo como conhecemos. No livro, além de abordar a IA em dois capítulos inteiros, trago também discussões sobre as grandes tendências tecnológicas e como elas estão impactando a vida humana em suas diversas dimensões — biológica, sociedade, economia, relacionamento, etc. — avaliando cenários possíveis de evolução. Isso tudo é extremamente importante para os profissionais de marketing digital pois quando a tecnologia muda, o ser humano muda, e, consequentemente muda o mercado. Marketing é a dimensão dos negócios que atua no mercado e, portanto, é altamente impactado. Além disso, as tecnologias emergentes (como a IA) oferecem novas plataformas para otimizar estratégias de marketing — automação, precisão, produtividade — e melhorar a sua eficiência.
D: Como a inteligência artificial pode auxiliar os marqueteiros a otimizarem suas campanhas?
Martha Gabriel: Existem inúmeras de maneiras de se usar IA no marketing: relacionamento com o cliente (sistemas conversacionais, como chatbots, análise de perfis), reconhecimento de imagem (identificação de profile), automação de processos de bid de forma integrada (programática, mídias sociais, busca, etc.), automação da criação de conteúdos (para programática, por exemplo), testes A/B automáticos, entre outros. Por exemplo, recentemente, na Missão Israel, visitamos uma startup de IA focada em marketing, a Albert, que por meio de um sistema de machine learning otimizava os budgets de campanhas de anúncio distribuindo valores nas plataformas conforme as suas variações de performance ao longo do dia. Esse tipo de atividade é muito difícil de ser acompanhada com velocidade e precisão por um ser humano, mas é uma tarefa que as máquinas fazem com facilidade. Assim, usando sistemas desse tipo, o profissional de marketing se empodera podendo acelerar, testar e otimizar os processos de campanhas refinando sua estratégia.
D – Ainda existem profissionais que são resistentes à implantação de novas tecnologias. Quais você considera que são as principais dificuldades dos profissionais de marketing para lidarem com isso?
Martha Gabriel: O maior inimigo do novo é aquilo que fazemos muito bem no processo antigo. A nossa maior força é normalmente a nossa maior âncora com o passado, pois as habilidades em que somos fortes nos prendem ao paradigma em que elas funcionavam, dificultando que enxerguemos a mudança de paradigmas. A grande resistência vem de não se querer abandonar o que se sabe fazer bem, pois a sensação é que estamos jogando fora um poder conquistado para começar do zero engatinhando em algo que não dominamos. No entanto, as habilidades necessárias para o futuro pós digital são diferentes daquelas que adquirimos no passado, e, se não mudarmos, não conseguiremos ter sucesso no novo ambiente de marketing que emerge. Assim, é essencial o processo de awareness da cadeia de valor no marketing para compreender quais são as novas habilidades necessárias em função da transformação digital dos negócios, e aí, então, desapegar do velho e abraçar o novo.
Quando: 15 de dezembro
Onde: Livraria Cultura do Conjunto Nacional, São Paulo – SP
Horário: a partir das 18 horas
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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