Segunda-feira, 18 de abril de 2016
No mês de março, o varejo eletrônico seguiu o desempenho do varejo físico e também apresentou queda na arrecadação, segundo o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas no setor.
Em março, as vendas no e-commerce caíram 4,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em fevereiro, o indicador mostrou alta de 7%, influenciado pelo efeito calendário.
>> Vendas no varejo eletrônico crescem 7% em fevereiro, aponta indicador
O trimestre para o varejo eletrônico também fechou com ligeira queda de 0,1%, na comparação anual. Os setores como farmacêuticos, móveis, hobby e livraria e vestuário apresentam resultado acima da média do canal de distribuição, enquanto o setor de eletrodoméstico está abaixo.
As informações são relevantes para empresários, executivos de empresas (CMOs) e profissionais do ramo de marketing digital pois apontam os gastos que os consumidores estão priorizando em momentos de instabilidade econômica, o que pode indicar alguns caminhos a seguir e apontar mudanças na estratégia de marketing, se for o caso.
Já no varejo físico, o desempenho das vendas se manteve negativo, com as vendas totais (excluindo automóveis e materiais de construção) recuando 3,4% em março, em relação ao mesmo período do ano passado.
Lançado no Brasil no começo de 2013 pela MasterCard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
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