Segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Os profissionais de marketing e os gerentes de marca, estão investindo em uma comunicação que faça sentido, não apenas para um grande público, mas também para cada indivíduo, por isso, o contexto e a relevância da mensagem são palavras de ordem entre esses gestores.
“Com o crescimento de usuários 100% conectados em seus dispositivos mobile, torna-se ainda mais importante levar em conta o momento em que o interlocutor será impactado para que o engajamento ocorra de forma natural” explica Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil.
As novas possibilidades tecnológicas oriundas do meio digital contribuem para despertar o interesse do usuário na publicidade, motivando-o a clicar no anúncio. Uma das mais recentes inovações, é o uso da tecnologia Dynamic Creative Optimization (DCO) ou criativos dinâmicos, especialmente quando combinada com plataformas de mídia programática mobile.
Enquanto a mídia programática, através do uso da inteligência artificial e da análise de dados, permite direcionar um anúncio para um público específico e assim tornar a campanha mais assertiva, o DCO consegue alinhar a mensagem do anúncio à etapa de navegação do consumidor. Se o cliente está na fase de conhecimento do produto a mensagem enviada para ele será uma, agora se ele já tem as informações sobre o item e está pesquisando preços, a mensagem entregue a ele será diferente.
“A principal inovação desta solução é permitir que em uma mesma campanha seja utilizada o mesmo conceito criativo com peças e mensagens adaptadas para contextos diferentes”, afirma o executivo.
Alberto citou que, recentemente esse recurso do mercado foi utilizado na estratégia do Banco Original. Dentro da empresa. O vídeo abaixo mostra um pouco por meio de um case como a tecnologia funciona.
Neste caso, foram criadas mais de 40 peças com mensagens customizadas de acordo com o bairro ou região em que as pessoas seriam impactadas. A plataforma, a partir de serviços de geolocalização, identificava a latitude e longitude onde o smartphone se situava e disparava a peça que fazia sentido para aquele mesmo local, tornando a comunicação altamente relevante.
Segundo Pardo, existem algumas vantagens em utilizar Dynamic Creative Optimization em campanhas mobile.
A tecnologia possibilita a entrega de múltiplas peças de uma campanha, mantendo o conceito criativo e ampliando a relevância da mensagem para cada perfil de audiência desejada em larga escala.
Com uma boa dose de planejamento, as marcas podem desfrutar desta tecnologia prevendo diferentes peças com base em condições climáticas e localização da audiência, por exemplo, permitindo um timing de entrega ainda mais adequado ao momento do usuário.
As diferentes combinações e possibilidades de atingir audiências específicas com variáveis baseadas em dados disponíveis como clima, localização, perfis do target, entre outras possibilidades, permitem que as marcas sejam mais criativas e possam traçar estratégias que antes não eram possíveis.
Naturalmente, quanto mais relevante for a mensagem, maior chance de sucesso de uma campanha. De acordo com uma pesquisa da consultoria emarketer, ao utilizar a tecnologia de criativos dinâmicos, a propaganda tem melhora nos indicadores de engajamento e CTR, consequentemente garantindo um maior ROI.
Não é mais necessário criar uma campanha para cada mensagem. Com esta tecnologia, em uma única campanha é possível criar várias mensagens com o mesmo conceito criativo, garantindo otimização no tempo de execução das equipes envolvidas.
Tanto a mídia programática como o DCO permitem a automatização dos anúncios e aumentam a assertividade dos mesmos, por isso, os profissionais de marketing precisam estar atentos a essas ferramentas, e quem sabe, começar a utilizar ambas para otimizar suas campanhas.
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