Notícias

Técnicas de SEO para impulsionar o seu negócio

A otimização para motores de busca (também conhecida como Search Engine Optimization, ou SEO) pode ser um jogo difícil para pequenos negócios, é o que afirma o Wix Blog. Pequenos empreendimentos que procuram ter uma posição melhor nos resultados do Google têm que competir com grandes empresas que estão aí há mais tempo e têm muito mais recursos para suas estratégias de marketing. Mas no mundo tecnológico de hoje em dia, é indispensável construir sua presença online.

A boa notícia é que motores de busca como Google e Bing se esforçam para manter um equilíbrio, dando até mesmo aos menores negócios da cidade a oportunidade de aparecer em posições elevadas nos resultados de busca. O objetivo aqui é mostrar o site que é mais relevante perante os motores de busca, independente do tamanho da empresa. Além disso, diferente de outros métodos tradicionais de marketing, o SEO orgânico é totalmente grátis.

Há muitas maneiras eficientes e bem fáceis para você melhorar seu posicionamento nos resultados de busca e trazer novos visitantes para seu site. A primeira coisa que você precisa fazer é obviamente criar um site. Depois disso, experimente estas 7 dicas para divulgar seu negócio.

 

1 – Encontre seu nicho

Quanto mais específico for seu nicho, mais fácil será para você se destacar da concorrência. É mais provável você conseguir uma posição elevada no Google se focar em atrair um público-alvo pequeno mas específico, em vez de tentar alcançar todo mundo. Digamos que você é um empreiteiro em uma pequena cidade; pense qual segmento do mercado você pode atrair. Você pode focar especificamente em construção amigável ao meio ambiente, em reforma de cozinhas ou reforma completa de casas velhas. Depois certifique-se de que todo seu material de marketing, tanto online como offline, reflete esta especialização. Talvez você não seja o único na cidade, mas em breve você pode ser o número 1 no seu nicho de mercado.

 

2 – Escolha suas palavras-chave sabiamente

Assim que estiver afinado com seu nicho de mercado, faça uma lista de palavras-chave para promover o conteúdo do seu site nas redes sociais e em seu blog. O fantástico Planejador de palavras-chave do Google AdWords vai te mostrar quantas pessoas procuram certas frases por mês e vai te ajudar a encontrar os termos mais procurados.

Pode ser interessante focar no que é conhecido como “long tail keywords” (palavras de cauda longa, que são palavras-chave específicas). São frases compostas por várias palavras, que apesar de terem uma procura mensal menor, são menos competitivas. Isto significa que você tem uma chance maior de chegar às melhores posições com estas frases. Veja o exemplo: “reforma de cozinhas amigável ao meio ambiente” ao invés de “reformas de cozinha”.

 

3 – Foque em sua região

Você não precisa competir em escala nacional, ao menos por enquanto. Em vez disso, jogue todos os seus esforços para alavancar seu negócio a partir de sua cidade, ou até mesmo de seu bairro. Há uma grande quantidade de coisas que você pode fazer para atrair seu mercado local. Inclua seu endereço em todas as páginas do seu site. Se relacione com seus vizinhos, com outros donos de negócios e associações como a câmara de comércio local. Veja se há um jornal que possa publicar seu perfil ou alguma história que envolva seu negócio. Todas estas ações vão ajudar os motores de busca a associar o nome de seu negócio à sua região, fazendo com que seja mais provável que sua empresa apareça nos resultados de busca locais.

 

4 – Fique atento a oportunidades para criar links

À medida que for se conectando, tente achar outros sites que possam ter um link para seu site. A câmara de comércio ou o jornal da região são locais excelentes para começar. Procure por blogueiros no seu nicho de mercado que possam mencionar o seu negócio e incluir um link para seu site em seus posts. Colegas de trabalho e clientes satisfeitos também podem ser de grande ajuda. Os motores de busca vêem os links como evidência da credibilidade e importância do seu site, por isso tente construir uma rede de referências com o máximo possível de sites que possam incluir um link para o seu site. A isso chamamos networking!

 

5 – Registre-se em sites de listas e consiga avaliações

Sites de listas online podem ser muito úteis para alavancar sua posição nos resultados dos motores de busca, principalmente se você tiver um negócio regional. Crie um perfil personalizado para a sua empresa em sites de diretórios como o Google+, Yelp, Páginas Amarelas, guias de bairros e mais. Em seguida, estimule seus clientes fiéis a escreverem avaliações nestes sites sobre o seu negócio. Uma vez que estes sites têm muito tráfego, em geral conseguem um ranking maior do que o site individual de uma empresa.

 

6 – Prepare-se para dispositivos móveis

Quando seu site é otimizado para dispositivos móveis, o Google se dá conta! É isso mesmo, sites otimizados para para mobile têm um ranking mais elevado nos resultados dos motores de busca. Esta é uma das maneiras mais rápidas para você dar uma alavancada no SEO, por isso certifique-se de que a aparência do seu site no celular seja tão atrativa quanto no desktop.

 

7 – Tenha um blog

Motores de busca adoram um bom conteúdo, especialmente quando é recente e bem redigido. Adicionar um blog ao seu site é uma maneira relativamente fácil de gerar um novo conteúdo regularmente. Você pode usar palavras-chave em seus posts e incluir algumas respostas às questões mais comuns de seus clientes. Mais ainda, os blogs atraem a atenção de seus clientes tanto quanto a atenção do Google! É uma forma excelente de mostrar sua competência e construir uma credibilidade no seu ramo de negócios.

 

Pronto para ver seu negócio no primeiro lugar dos resultados do Google? Crie um site hoje mesmo!

 

*As informações são do Wix Blog.

 

Comentários

PUBLICIDADE