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Social media data-driven: a solução estratégica para driblar os anúncios pagos e criar engajamento orgânico

Por *Thomaz Pires

 

Quando o assunto é marketing digital e ampliar o alcance ao público-alvo nas redes sociais a alternativa predominante ainda se restringe aos anúncios pagos. Na contramão dessa tendência, a comunicação estratégica utilizando Data Driven – dados de usuários coletados, processados e analisados – vem se tornando uma solução inovadora para empresas criarem engajamento orgânico e impulsionar a presença online.

As últimas tendências em data driven foram debatidas na Social Media Week de Londres. Empresas como BuzzFeed, Skyscanner e Pinterest apresentaram um novo modelo de marketing digital focado essencialmente na utilização de Social Data, apontada como a ferramenta revolucionária para otimizar a performance de postagens em relação aos algoritmos e facilitar a segmentação de audiências. Além disso, a ferramenta também possibilita obter melhor alcance nas campanhas digitais quando comparado aos investimentos em anúncios pagos nas plataformas tradicionais.

Para o diretor executivo de criação da BuzzFeed, Richard Alan, o processo de elaboração em campanhas digitais inovadoras e arrojadas passou a incluir no mesmo ambiente de trabalho cientistas de dados e marqueteiros digitais.

“É a combinação entre arte e ciência para atingir o público-alvo da maneira mais eficiente”, ressaltou. As técnicas em dados vêm sendo aplicadas pelo Buzzfeed principalmente no site gastronômico Tasty, aliando conteúdo multimídia e estratégias de interação com o público alvo.

 

O último levantamento divulgado pelo Facebook (quadrimestre 2017) indica haver uma forte dependência do setor de marketing digital nos anúncios pagos. Dos U$ 3.8 bilhões de lucro líquido da rede social 65% consiste em anúncios pagos por empresas de grande e médio porte. Entretanto, observando o avanço das técnicas em data- driven e crescimento de empresas especializadas no setor a margem de lucro do Facebook com anúncios pagos pode sofrer queda no próximo ano.

Para descontentamento de Mark Zuckerberg, a tendência em Data Driven nas redes sociais vai contra o modelo de negócio que sustenta plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. Em outras palavras, rompe o paradigma e a hegemonia dos anúncios pagos fazendo que o lucrativo “playground” dos anúncios pagos – que oferece um manancial limitado de analytics – não seja mais tão interessante quanto no passado e abrindo novos horizontes em marketing digital para empresas dispostas a alçar novos voos e testar as promessas de eficiência em social media data-driven.

 

* Thomaz Pires é jornalista multimídia, especialista em comunicação estratégica e Mestre em digital media pela Birmingham City University (UK). É pesquisador na global network Chevening, financiado pelo governo britânico, e atua no mercado de soluções digitais e produção de conteúdo para web. Utiliza social media data como ferramenta de alcance e engajamento em campanhas nas redes sociais.

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