Notícias

Quatro ferramentas que vão te ajudar a conseguir um mesmo na crise

Conseguir uma recolocação no mercado não é fácil, ainda mais em tempos de crise. Para encontrar uma vaga que atenda às suas expectativas, vale lançar mão da tecnologia com o uso de ferramentas que ajudam tanto a preparar CV e portfólio como garantir o emprego desejado. Itallo Fernandes, especialista do Vagas Abertas – site que publica oportunidades e oferece mais de cinco mil artigos sobre recrutamento e seleção –, lista algumas delas:

1. Sites de busca por vagas e conteúdo
Para ajudar na hora de decidir o que entra e o que sai do CV, o site Vagas Abertas oferece modelos adaptados a diferentes áreas, além de dicas para responder a perguntas do tipo: “por que você quer trabalhar nessa empresa?”. Com acesso gratuito, a plataforma também oferece centenas de vagas divididas por categorias, que vão do emprego fixo ao de jovem aprendiz, passando por oportunidades de estágio. Por mês, cerca de 600 mil pessoas visitam o site, lançado há cinco anos no Brasil. Mas se a ideia é conseguir um emprego no exterior, o Empregos EURES pode abrir portas para uma mudança à Europa.
2. Plataformas para portfólio online
Um portfólio digital organiza e valoriza suas experiências anteriores, podendo ser enviado por e-mail para o recrutador. Sites como o Behance e o Wix permitem que o usuário crie páginas gratuitas e inclua recursos multimídia. No Behance ainda é possível saber o número de visualizações e curtidas que seu portfólio teve.
3. Redes sociais para networking
Quem está disponível para novas oportunidades, sabe que uma hora ou outra vale a pena atualizar o LinkedIn. Rede social de negócios que funciona como mecanismo de busca de talentos, a plataforma permite que você interaja com outros profissionais – reforçando o networking -, publique trabalhos e adicione habilidades, que podem ser validadas pelos seus colegas de trabalho. Na mesma linha, também vem por aí o Facebook to Work, promete Mark Zuckerberg.
4. Apps de leis e cálculos trabalhistas
No pós-entrevista, um detalhe importante é checar se a oportunidade atende à sua pretensão salarial. O app Trabalhista é indicado para saber quais os descontos com INSS, por exemplo, e o Leis Trabalhistas ajuda com noções sobre o que um trabalhador CLT tem direito

Comentários

PUBLICIDADE