Quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Atualmente, o Google Adwords é, sem dúvida, uma das ferramentas mais assertivas e eficientes para ter sucesso na divulgação de uma empresa ou produto. É um sistema que consiste em anúncios feitos na forma de links patrocinados que identifica e relaciona a procura do internauta por palavra-chave, perfil e localização geográfica proporcionando respostas mais precisas, rápidas e com baixo custo.
Mas como os empreendedores podem utilizar essa técnica para aumentar as vendas do seu e-commerce?
Um dos pontos mais importantes é identificar qual a demanda do seu cliente, se há de fato o interesse por parte deles sobre a sua empresa e serviço. Com essas informações será possível saber se a publicidade vinculada às buscas no Google é realmente eficiente e funcional.
Além disso, em um e-commerce há diversos produtos para divulgação e, por isso, é complicado elaborar conteúdos específicos para cada um deles.
Assim, é fundamental escolher as palavras-chaves certas e a criar um bom anúncio para que a mensagem transmitida ao iniciar a busca no Google seja direcionada para o seu público-alvo, otimizando o processo de busca dos seus clientes, facilitando dessa forma a decisão de compra, direcionando-as para a sua loja e tornando a empresa visível na internet.
A concorrência entre as lojas também merece atenção. Algumas palavras são muito utilizadas no momento da procura por um determinado produto pela grande maioria das lojas virtuais, e isso pode se tornar um dificultador para o consumidor.
Neste caso, é importante que o lojista utilize das técnicas de SEO para filtrar o termo que é procurado pelo cliente no Google. Exemplo: empresas do segmento esportivo acabam utilizando a palavra “tênis” em seus anúncios, mas isso dificulta ao cliente achar resultado menos preciso e tornando uma busca irrelevante para a loja virtual.
Com o uso dessa técnica, a pessoa que entra no buscador e procura “sapatilha amarela” no Google encontrará resultados precisos dos e-commerces que têm exatamente o produto buscado. Por esse motivo, é necessário criar palavras-chaves de cauda longa – ou seja, com três ou mais termos formando uma pequena frase para uma busca mais personalizada e sem erros comuns entre as duas empresas da mesma área.
Além dessas funcionalidades, o Google Adwords permite também aos empreendedores utilizar a ferramenta de extensão de anúncios para aumentar o número de cliques na sua página. Esse processo é feito por meio dos recursos de “ad sitelinks” que admite exibir links adicionais em baixo dos anúncios com informações relevantes sobre a empresa/produto, facilitando dessa forma o acesso ao e-commerce e, consequentemente, aumentando esse fluxo.
Por fim, a internet é o principal canal de compra e venda de todo e qualquer produto, mas é preciso utilizá-lo de maneira inteligente. Essas ferramentas e peculiaridades permitem que essas lojas virtuais possam divulgar seus produtos de forma estratégica a fim de gerar tráfego qualificado, impulsionar e expandir o seu negócio, aumentar as vendas e garantir o sucesso do e-commerce.
*Texto originalmente escrito para o E-commerce Brasil , empresa do mesmo grupo do Digitalks. Alfredo Soares faz parte do time de colunistas do E-commerce Brasil.
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