Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
A jornada de compra do consumidor mudou ao longo dos anos. Antigamente, existiam menos marcas por segmento e os produtos tinham características limitadas. Com isso, o cliente era mais fiel às suas preferências. Mas o maior número de opções no mercado, as novas tecnologias e a crise econômica fizeram com que as pessoas passassem a escolher com mais cautela antes de fechar a compra. Hoje em dia, grande parte da população está presente em múltiplos canais e têm à disposição, diversos meios de contato com as marcas até decidirem, de fato, fazer a compra.
Pensando nos diferentes momentos em que a interação do consumidor acontece, é fundamental que os profissionais de marketing estejam atentos aos canais mais eficazes para impactar e engajar o cliente. Independente do tipo de público que uma marca possui, de acordo com a All In, empresa especialista em marketing de relacionamento digital, alguns canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, SMS e push, são considerados fundamentais para uma boa estratégia.
Algumas empresas ainda têm dúvida sobre o uso do e-mail marketing, mas a verdade é que esse canal é um eficiente recurso para fidelização e conversão dos clientes. Além de ser a chave primária de qualquer cadastro em sites (ou seja, para realizar qualquer transação é necessário que o cliente informe um e-mail válido), o e-mail é 40 vezes mais efetivo do que as demais canais de comunicação, segundo pesquisa do VentureBeat.
Para maximar o potencial desse canal, a dica é segmentar a base. Além de separar comunicações por gênero, idade e/ou região, a depender dos tipos de produtos que a empresa vende, também é preciso focar em usuários mais engajados e criar estratégias diferenciadas para quem não abre e-mails com frequência. É preciso estar atento ainda à quantidade de mensagens enviadas. Ninguém gosta de receber milhões de e-mails na sua caixa de entrada. Por isso, é indicado que o empreendedor faça testes e identifique a preferência da sua base de clientes.
Além dos tradicionais posts e links patrocinados oferecidos pelas redes sociais mais conhecidas no mercado, algumas ferramentas de marketing cloud (conjunto de softwares e plataformas com informações de diversos consumidores hospedados em nuvem) apresentam outras possibilidades ainda mais personalizadas para engajar o cliente. Uma dessas soluções é o Facebook Notification, recurso que mostra mensagens one to one na aba de notificações do perfil do usuário. Esse canal se torna ainda mais eficaz quando a marca possui consumidores jovens ou adeptos às novas tecnologias, que possibilitam maior troca de mensagens entre amigos.
Não podemos esquecer os canais mais focados para uma experiência mobile. Além de ter um site que possa ser acessado por diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets, também é preciso que os profissionais de marketing estejam atentos à criação de uma estratégia para SMS e push, mensagem recebida no celular por algum aplicativo. O elevado uso de dispositivos móveis faz com que comunicações enviadas por esses canais como o push, por exemplo, atinjam engajamento de mais de 80% dos clientes impactados, de acordo com a agência de soluções digitais Enterprise Mokey, gerando 3 vezes mais retenção.
É importante lembrar que cada canal citado possui métricas específicas que ajudam a equipe de marketing a determinar sua eficiência. O primeiro passo, no entanto, é compreender quais canais se adequam melhor ao perfil de cada cliente, levando em consideração fatores como idade, ticket médio e região como alguns indicadores para realização de testes. Posteriormente, é preciso acompanhar relatórios de taxas de abertura, cliques, entregas, respostas, entre outros, para medir o engajamento em cada recurso.
Outro detalhe importante está relacionado ao tipo de mensagem transmitida em cada canal. Além de respeitar as limitações e boas práticas de cada recurso (como ter um e-mail responsivo, por exemplo), é importante lembrar que o cliente não deve sentir nenhuma alteração na forma de comunicação de um canal para o outro. Ou seja, a marca precisa proporcionar a mesma experiência independente do meio utilizado.
Comentários