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Quais eventos in-app são indispensáveis para mensurar

AppsFlyer e TikTok For Business lançam relatório exclusivo que explica a quantidade e tipo de interações que devem ser mensuradas em um aplicativo.

 

Cada vez mais constatamos a necessidade de desenvolver uma estratégia de marketing impactante, que impulsione a performance e gere resultados positivos para as empresas. Para isso, profissionais de marketing se dedicam a observar como seus aplicativos se comparam à concorrência e parte fundamental do processo é decidir quais dados podem orientar a otimização das campanhas. A mensuração dos eventos in-app existe com esse propósito.

A AppsFlyer, empresa líder global em atribuição e análise de dados para o marketing mobile, fez um levantamento, em parceria com o TikTok For Business, para explicar a quantidade e o tipo de interações que devem ser medidas em seu aplicativo. Na ocasião, a companhia analisou 11 bilhões de ações em cinco mil aplicativos, de outubro a novembro de 2021.

Dentre as descobertas, destacam-se os apps de finanças, que acabam mensurando mais eventos, algo que nem sempre é positivo. Segundo Marlon Luft, Diretor Regional de Marketing LATAM da AppsFlyer, essa vertical chega a avaliar cerca de 90 ações (média da categoria). “Uma mensuração desse nível pode gerar confusão e dificultar a identificação de insights acionáveis. O ideal é escolher quais eventos serão medidos para impulsionar o valor obtido. Outros aplicativos, por exemplo, mensuram cerca de 26 ações, para se ter uma ideia”, explica.

Outra evidência revelada pela pesquisa é que, em média, 35% das interações do usuário são mensuradas pelos aplicativos. Pelo menos 70% deles analisam compras, enquanto mais de 50% medem os cadastros, que possibilitam o acesso a dados primários — essenciais na era da privacidade, tema o qual a AppsFlyer também já gerou um guia completo sobre.

Por fim, algumas conclusões do estudo são:

  1. A mensuração granular é fundamental, visto que esses dados oferecem informações necessárias para profissionais de marketing de aplicativo;
  2. A importância em medir todo o funil, já que existe uma grande diferença entre a ocorrência de eventos no início e no final deste, sendo que os iniciais costumam acontecer com maior frequência;
  3. Os funis podem ajudar fazendo mensurações mais inteligentes na SKAN (SKadNetwork – framework de atribuição da Apple Store), que ainda conta com uma estrutura bem nova.

“Em um espaço dominado por aplicativos de instalações gratuitas, onde o valor é, diretamente, ligado à atividade da pessoa após download, esses dados permitem que a equipe de marketing faça escolhas mais inteligentes sobre a aquisição dos usuários e execução do reengajamento. Essas informações específicas sobre as ações feitas dentro do app, como abertura, finalização de tutoriais, produtos adicionados ao carrinho ou reserva de um voo, por exemplo, são muito valiosas. Saber quais eventos mensurar é o que garante o funcionamento e lucro para programa”, finaliza Luft.

Você pode ter acesso ao relatório completo neste link.

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