Segunda-feira, 27 de julho de 2015
Com o intuito de transformar o mercado de crédito direto ao consumidor (CDC) em uma alternativa segura e rentável para aqueles que buscam dinheiro para investir na realização de um sonho (como casamento, viagem ou um curso, por exemplo), compra de um bem ou simplesmente pagar uma dívida, chega ao Brasil a Lendico, plataforma online para empréstimos pessoais. O objetivo da empresa é oferecer as melhores taxas de juros do mercado, trazendo uma nova alternativa para um público que ainda sofre com altos encargos no cheque especial, baixo limite no cartão de crédito e taxas exorbitantes no sistema financeiro tradicional.
“Atualmente, as altas taxas de juros praticadas no mercado brasileiro oneram demais o crédito pessoal. Por sermos uma empresa que atua 100% online, nosso custo operacional é significativamente mais baixo do que o de outros players deste segmento. Dessa forma, cobramos menos do banco parceiro, reduzindo seu custo de aquisição do cliente e permitindo que ele repasse essa economia para o tomador do crédito. Dessa maneira conseguimos entregar com agilidade e sem burocracia as melhores taxas de juros do mercado”, explica Marcelo Ciampolini, fundador da empresa no Brasil.
O perfil de crédito dos usuários é outro fator que impacta no custo do dinheiro. Segundo o executivo, a Lendico foca na oferta de crédito para pessoas que mesmo com bom histórico e perfil são mal precificadas pelos bancos. “Hoje, as taxas de juros ofertadas aos bons pagadores são calculadas para cobrir parte dos prejuízos trazidos pelos maus pagadores. Na política que seguimos, apenas bons pagadores recebem uma oferta de crédito, consequentemente isso permite ao banco oferecer aos aprovados uma taxa mais competitiva” explica.
O processo de contratação do empréstimo também se diferencia pela transparência, uma vez que, ao ser aprovado, o cliente recebe a oferta de crédito sem omissão de informações, taxas escondidas ou letras miúdas no rodapé do contrato. A plataforma deixa claro quais serão as tarifas e impostos que incidem sobre a transação e qual a taxa de juros efetiva que será praticada no caso da proposta ser aceita.
Além da desburocratização e das taxas atraentes, a empresa pretende disseminar um importante conceito de reeducação financeira, que terá como objetivo mostrar às pessoas que é possível ter um comportamento proativo em relação às finanças ao optar por tomar um empréstimo pessoal vantajoso em determinados momentos, evitando cair em opções de crédito rotativo ou em um cheque especial, por exemplo.
O funcionamento da plataforma da Lendico é mais um diferencial apontado pelo fundador da empresa. “Basta acessar o site da empresa, simular o empréstimo com valor e prazo que gostaria de pagar, e havendo interesse, preencher um formulário, e enviar o pedido de empréstimo”. Se o pedido for aprovado, é realizada uma verificação da documentação do pedido e, se tudo estiver regular, o dinheiro é depositado diretamente na conta do tomador.
Atualmente, além do Brasil, a empresa possui operação em cinco países da Europa (Alemanha, Holanda, Áustria, Polônia, Espanha) e na África do Sul. Nesses, diferentemente do caso brasileiro – onde é um correspondente bancário -, a Lendico funciona como um marketplace de empréstimos (p2p lending), conectando tomadores e investidores diretamente.
Comentários