Notícias

Plataforma gratuita Tableau Public recebe 36 mil novos usuários

O ano de 2014 foi marcante para o Tableau Public: mais de 36 mil novos autores aderiram ao software e publicaram mais visualizações de dados do que nunca.  A plataforma gratuita da Tableau para criação, compartilhamento e descoberta de histórias de dados na Web conta agora com mais de 90 mil autores, que publicam, em média, 4,5 mil visualizações por semana.

Desde o lançamento da plataforma em 2010, os autores já publicaram mais de 500 mil visualizações, metade delas somente em 2014. Os usuários têm publicado histórias sobre assuntos que vão desde as eleições, passando pelas políticas de segurança controversas durante a Copa do Mundo, até a preservação da vida marinha.

Dr. Ramon Martinez, especialista em métricas da saúde na Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), monitorou a propagação do vírus Ebola na África Ocidental usando o Tableau Public. O trabalho do Dr. Martinez foi destaque nos portais de notícias The Huffington Post eMashable.

“Durante muito tempo, sonhei em usar dados para defender questões de saúde pública, manter um diálogo aberto com profissionais desta área e transmitir informações essenciais sobre a saúde para o público”, disse Ramon Martinez. “O Tableau Public vem atuando como ferramenta e plataforma para criar e compartilhar visualizações de dados, apresentando fatos de forma envolvente. Ele tornou o meu sonho realidade.”

Na plataforma, também popular entre jornalistas, uma visualização sobre câmbio nacional e das taxas de juros no jornal dominicano El Nacional tornou-se a primeira a ultrapassar cinco milhões de exibições. No Brasil, um dos veículos que mais utilizam Tableau Public é o jornal O Globo, que já criou infográficos sobre o impacto da condição sócio-econômica no voto, ranking da liberdade de imprensa, e percepção da integridade eleitoral.

“Nossa missão ao lançar o Tableau Public era oferecer às pessoas um lugar para expressar uma nova forma de contar histórias. Acreditamos que dados são uma excelente maneira de abordar assuntos de forma ao mesmo tempo emotiva e racional”, disse Ben Jones, diretor do Tableau Public. “Agora, temos 90 mil pessoas espalhadas pelo mundo que estão nos ajudando a ver e entender o que está acontecendo em uma escala global.”

 

Nova plataforma Web

Além disso, o Tableau Public lançou uma plataforma Web totalmente reformulada. O site encontra-se disponível em versão beta aberta no endereço public.tableau.com.

Entre as novidades, estão:

  • Novas páginas de perfil: páginas dedicadas a autores, permitindo que eles editem e gerenciem seus portfólios de visualizações e exibam o seu trabalho para outras pessoas.
  • Nova barra de ferramentas de visualização: cada visualização é equipada automaticamente com uma nova barra de ferramentas, o que torna mais fácil explorar e interagir com sua própria exibição da história. A partir dela, é possível editar, baixar, incorporar, navegar ou restaurar exibições.
  • Novos recursos e galeria: a coleção de conjuntos de dados de amostra para ajudar as pessoas a começar está maior, incluindo índices de qualidade de universidades britânicas, popularidade de cães e gatos nos EUA, impacto da tuberculose no mundo e muitos outros. Além disso, o site atualizado conta com uma galeria reformulada, trazendo uma seleção das melhores visualizações de todos os tempos.

 

Para completar, a interface melhor e mais ágil, o novo sistema de busca, as aprimorações na experiência de publicação e os mapas pesquisáveis fazem do Tableau Public uma plataforma de ponta para histórias de dados na Web.

O Tableau Public, que pode ser baixado gratuitamente, é a combinação de uma ferramenta de criação para explorar e visualizar dados; uma plataforma em nuvem para hospedar, compartilhar e incorporar visualizações interativas; e um programa de ensino que oferece suporte e treinamento para centenas de milhares de entusiastas de dados em todo o mundo.

 Acesse aqui e explore mais histórias de dados e baixar o Tableau Public.

 

Comentários

PUBLICIDADE