Quando começou a tocar violão, aos 13 anos, Eduardo Bermúdez não imaginava que se apresentaria em bares e restaurantes por toda a costa oeste dos Estados Unidos. Muito menos que teria a oportunidade de lançar seu primeiro álbum pela Sony Music. No entanto, as dificuldades do meio musical falaram mais alto e o artista decidiu trazer a RadioSparx ao Brasil como uma forma de unir a paixão pela música com o desejo de poder viver disso.
A empresa é mais um exemplo de novos negócios digitais que surjem e fomentam o mercado online brasileiro.
A RadioSparx opera em nível mundial e oferece às empresas de varejo 156 estações de rádio via streaming e acesso a mais de 400 mil músicas em seu acervo, por meio de uma assinatura mensal. “Depois de três anos trabalhando com licenciamento de canções, percebi que os estabelecimentos comerciais desembolsam um valor muito alto pelos direitos autorais das músicas que são reproduzidas no ambiente. Conheci, então, o trabalho da Sparx e resolvi abrir uma unidade da rede no Brasil”, explica o músico.
O sistema permite que as empresas economizem até 90% em relação ao valor pago mensalmente ao ECAD. Já os artistas filiados à rádio levam as composições prontas e recebem pelos direitos autorais sempre que suas músicas forem transmitidas. São cerca de 6 mil novas composições por mês. “É uma forma dos artistas iniciantes exporem seu trabalho a um público muito maior e abrirem caminho em direção ao reconhecimento que tanto almejam”, comenta Eduardo.
Em operação no Brasil desde agosto de 2015, a RadioSparx conta com mais de 500 pontos em território nacional e pretende alcançar a marca de 2 mil até o final deste ano. Ao redor do mundo são mais de 10.000 pontos.
Comentários