Segunda-feira, 13 de junho de 2016
*Por Scott Gerber, do Mashable.
Para fazer a experiência mobile dos seus consumidores verdadeiramente notável, tudo, desde a integração ao check-out, deve funcionar sem falhas. Deixar passar algo simples como a navegação em um dispositivo móvel pode ser a diferença entre um cliente pagante e um abandono de carrinho.
O Mashable perguntou a oito empreendedores do YEC (Conselho de Jovens Empreendedores, na tradução para o português) para compartilhar o que, pelas suas experiências, são os erros mais comuns – e geralmente mais fáceis de se concertar – quando o assunto é usabilidade. O resumo das melhores respostas abaixo – a íntegra da reportagem aqui.
>> Christina Choy fala sobre o uso do mobile pelos brasileiros
1- Não customizar para Android
“Android e iOS são duas plataformas extremamente diferente. Não é simplesmente clonar seu app iOS para o Android. O Android tem uma série de considerações inteiramente únicas quanto a programação, design e interface do usuário (UX – user experience). Com isso em mente, customize seu aplicativo para trabalhar como experiência nativa no Android para que seus usuários possam interagir intuitivamente. Também entenda que o Android apresenta desafios inerentes ao seu mercado fragmentado. A não ser que você otimize o aplicativo para trabalhar para cada modelo de telefone, o seu app para Android deverá rodar em um Samsung S6, mas não em um HTC One. Apesar de ser frustrante às vezes, prefira gastar seus recursos extras para assegurar que seu aplicativo seja otimizado para os modelos de smartphone de Android mais populares.”
Andrew Thomas, SkyBell Video Doorbell
2- Não levar seu processo de integração a sério
“Se você quer que novos consumidores fiquem por ali, você precisa garantir que eles descubram o que é interessante, relevante e único sobre o seu aplicativo durante as primeiras visitas, na fase de integração. Se você não os convencer a voltar depois da primeira semana, é provável que os perca para sempre. Existem muitas outras coisas competindo pela atenção deles. Aliás, estudos mostram que você pode perder de 80 a 90% dos seus usuários se não está listado como um ‘top app’ na App Store.
Uma forma de engajar com as pessoas poderia ser uma integração focada em push notification enviadas aos novos consumidores durante sua primeira semana com o app; nós descobrimos que esse tipo de alerta aumentou a retenção em 71% por dois meses.”
3- Não dar atenção à arquitetura da informação e navegação
“A arquitetura da informação e o caminho que os visitantes fazem para navegar dentro de um aplicativo são as decisões mais importantes que os times de experiência do usuário (UX) precisam tomar. Quando um usuário entra em um app, eles precisam entender como circular dentro dele, para que façam o que é esperado de forma fácil e a repitam: realizem uma compra, joguem um jogo, etc. Equipes de desenvolvimento de aplicativos criam grandes configurações, mas, frequentemente, negligenciam a forma como tudo se encaixa e se organiza. Em vez de gastar tempo descobrindo a melhor estrutura, adiciona-se um monte de links e botões que não necessariamente fazem sentido da perspectiva do usuário. Isso os leva a tentar lembrar como chegaram a lugares específicos dentro do aplicativo. E, infelizmente, quando eles não conseguem se lembrar ou descobrir novamente, deixam o app e não voltam mais.”
Michael Saffitz, Apptentive, Inc.
4- Não simplificar o processo de check-out
“Checking-out em dispositivos móveis é um sofrimento. Você tem que digitar o seu endereço, e-mail, confirmar que selecionou o produto certo – tudo em uma tela pequeninha. Simplifique isso o máximo possível, seja eliminando escolhas ou instalando logins do Facebook. Uma abordagem valiosa é fazer com que seja fácil e rápido de criar uma conta, para que as pessoas facilmente acessem seus carrinhos e completem a compra pelo computador mais tarde.”
5- Falta de testes de uso e feedback
“O maior erro de usabilidade que a maioria dos negócios deixam passar quando o assunto é aplicativos móveis é a falta de testes práticos com usuários fora da sua corporação. Você precisa pegar feedback de usuários externos e determinar as intenções, necessidades e obstáculos de usabilidade através de medidas qualitativas, como pesquisas, por exemplo. Em paralelo, estudos de traqueamento visual e via cliques podem fornecer insights sobre o browse e cliques do usuário dentro do aplicativo para identificar áreas de atração e distração. Combine isso com dados quantitativos do analytics e comece a testar variações da interface do app usando testes A/B e teste com softwares variados para determinar o melhor design e experiência.”
6- Não suportar orientações para tela de paisagem (horizontal) e de retrato (vertical)
“Nos últimos seis anos, a maioria dos nossos clientes não pensou em suporte para orientação de tela de paisagem [horizontal]. Todo aplicativo mobile deveria ter interface e experiência de usuário (UI/UX) apropriadas para os dois modelos de tela para ser bem-sucedido. Pense em certas telas no aplicativo que ficariam melhor desenhadas em modo paisagem. Ou como o formato de retrato [vertical] facilita mexer no celular com apenas uma mão. É uma questão muito simples e importante que muitas vezes é negligenciada.”
7- Ter muitos passos para prosseguir
“Eu não quero digitar nada no meu celular. Então não me peça o meu e-mail se não precisar. Não me faça digitá-lo se posso me inscrever com o Facebook, Google ou outra conta. Não me faça pegar o cartão de crédito se você pode oferecer uma solução de pagamento de ‘um clique’. Quanto menos passos, páginas, botões e campos a serem preenchidos, melhor. Cada vez que o seu usuário precisar fazer alguma coisa, cheque para ver se existe alguma alternativa que torna a vida dele mais fácil. Considere cada ação que pedir para o usuário como mais um obstáculo que ele precisa pular. Quanto mais fácil, mais próximo ele estará da linha de chegada.”
Nicolas Gremion, Free-eBooks.net
8- Não estreitar o círculo de engajamento
“A maioria das empresas assume que o consumidor vai entender o seu app e usá-lo corretamente, o que, segundo acreditam, criará uma experiência positiva para o usuário e um alto engajamento. Infelizmente, esse também não é o caso. Você precisa planejar cuidadosamente como os seus usuários vão se engajar com o aplicativo (ter alguma ação) de um jeito que será um ‘sucesso’ para eles também. Isso pode ser feito, por exemplo, através de onboarding ou design UX [user experience]. Estreitar esse loop vai manter o usuário voltando várias vezes para o app, até que, no mundo ideal, isso se torne um hábito.”
Carter Thomas, Bluecloud Solutions
* As informações são do Mashable.
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