Terça-feira, 18 de outubro de 2022
O investimento de marketing digital está crescendo a cada ano que passa. De acordo com o estudo “Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente como o centro da estratégia” feito pela NTT DATA e a MIT Technology Review, 70% das empresas da América Latina aumentaram seu investimento em marketing digital em 2021. Sendo assim, é esperado que o orçamento na área cresça ainda mais em 2022 e no ano seguinte.
“Na internet tudo acontece muito rápido. As preferências dos usuários mudam a cada dia e com o marketing digital não diferente”, explica Cintia Santana, sócia e CGO da PYXYS, mediatech que une inteligência digital. “Ao pensar nesses investimentos, é interessante acompanhar as tendências e saber o que está em alta neste setor. Só assim é possível traçar boas estratégias de comunicação”, completa.
Cintia explica quais serão as três principais apostas que as empresas podem adotar para o próximo ano no marketing digital.
O metaverso esteve na boca do povo durante todo o ano de 2022 e, segundo a especialista, não será diferente no próximo. “Esse universo online possibilita a interação entre o mundo físico e mundo virtual. Muitas corporações já estão investindo nesta estratégia, que deve crescer ainda mais no futuro, priorizando a experiência do consumidor ”, ressalta Cíntia.
Nas últimas semanas, a gigante da influência digital, Boca Rosa, que já tem seu próprio avatar, lançou também a primeira linha de maquiagem inspirada no metaverso. A inovadora experiência de compras aconteceu por meio de um avatar no mundo virtual. “A Boca Rosa e muitos outros influenciadores já tem colocado em prática estratégias que unem o real e o virtual. Em um futuro muito próximo, empresas e influenciadores irão se render aos benefícios do metaverso através de personas digitais, isso é um fato”.
Aproveitando a onda do metaverso, outro ponto de atenção no marketing digital são as Personas Virtuais. Sucesso entre os creators como Sabrina Sato e Lucas Rangel, os avatares serão cada vez mais presentes e influentes nas redes sociais. “No atual momento em que estamos, com ambientes para interação virtual, as marcas precisam ter um rosto, um corpo e uma persona digital”, afirma a especialista. ”Ter uma persona 3D ajuda a humanizar as marcas e aproximar o negócio do consumidor”.
Além dos maiores influenciadores brasileiros já terem garantido sua própria persona virtual. A Lu do Magalu, assim como, o Bahianinho, mascote da Casas Bahia, fazem sucesso no meio digital e reforçam a importância das marcas apostarem suas fichas nesse mercado.
Cíntia também destaca a importância das empresas começarem a considerar a produção de conteúdo próprio como estratégia de marketing no próximo ano. Além da melhora da relação entre marca e cliente, o objetivo é produzir conteúdos relevantes tanto para quem escreve, quanto para quem lê. “Estas estratégias, também podem ajudar a gerar confiança nas empresa, uma vez que elas se posicionam como autoridades no setor, por meio de materiais originais e educativos”, finaliza.
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