Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021
O cartão de crédito continua sendo o modelo “queridinho” dos consumidores brasileiros nas compras online.
É o que aponta a nova pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares. No estudo, 78% dos entrevistados disseram optar pelo cartão de crédito para concluir suas transações. Em seguida aparece o PIX (12%) e depois o cartão de débito (11%).
O levantamento online contou com a participação de 1.063 consumidores de todo o País.
“As características do cartão de crédito, como o parcelamento de compras, podem ser determinantes para a hegemonia do modelo. No entanto, a popularização e as novas funcionalidades do PIX têm potencial para fazer com que o sistema se consolide como um grande concorrente”, acredita Marcela Gava, analista responsável pela pesquisa.
O Capterra ainda investigou outros comportamentos dos clientes das compras online. Cerca de um terço dos consumidores online utilizam a funcionalidade de “compra com um clique”, que é ativada quando se salva previamente os dados financeiros na loja. Dos que utilizam a “compra com um clique”, 83% disseram que a usam com frequência.
A pesquisa do Capterra também revelou alguns dados relacionados ao comportamento dos consumidores do mobile commerce (ou m-commerce): 7 de cada 10 consumidores que compram online escolhem com frequência o celular para realizar essas transações.
Das pessoas que optam por usar dispositivos móveis para concluir suas transações, 23% declararam que compram via recurso de voz, usando Siri ou Alexa, por exemplo.
Facilidade de acesso, possibilidade de comprar estando fora de casa e rapidez nas transações estão entre os principais motivos que levam as pessoas a comprar via dispositivos móveis, de acordo com o estudo.
Conheça o Capterra no nosso Guia de Soluções!
Comentários