Terça-feira, 10 de abril de 2018
Você sabe qual é o ativo mais valioso do mundo? Na era da informação – ou do excesso dela – é a atenção a menina dos olhos do mercado. Isso porque uma das principais sequelas deste “excesso” é a dificuldade de tomada de decisão por parte dos consumidores, algo que pode impactar diretamente negócios online e offline.
No artigo “O Excesso de Informação – A Neurose do Século XXI”, o especialista em educação, Ryon Braga, explica que a imensa quantidade de informações disponíveis faz com que o indivíduo sinta-se cada vez mais inseguro na hora de tomar decisões. “Ele fica com a sensação de que ainda poderia obter outras informações que lhe dariam mais embasamento. Além de tudo, o tempo para reflexão vai ficando cada vez mais escasso, cedendo lugar para o tempo gasto na absorção de mais e mais informações”, afirmou Braga.
Para se ter uma ideia, em casa as pessoas consomem em média 12 horas por dia entre o computador, smartphone e TV. Em 1960, eram cinco horas, de acordo com informações de pesquisadores da Universidade da Califórnia.
Neste novo cenário, empresários e empreendedores precisam “tirar coelho da cartola” para driblar a concorrência, chamar atenção do público e garantir audiência cativa. Para tanto, tornou-se imprescindível que estes profissionais estejam cada vez mais alinhados com as tendências e revoluções tecnológicas.
Para Samuel Pereira, especialista e fundador do maior evento de tráfego e audiência na internet do mundo, o “Segredos da Audiências Ao Vivo”, são muitos os caminhos para quem deseja ter sucesso no mercado online. O primeiro passo, no entanto, é mais simples do que parece.
Por exemplo: ter um site (ou qualquer outra plataforma) condizente com o que é oferecido ao público-alvo é a base de tudo. “O título do site, das páginas e dos posts deve estar relacionado ao assunto proposto ou produto que está sendo oferecido. Pode não parecer, mas este é um erro comum, algo simples, mas que faz com que o site fique longe de estar entre os melhores. O título é a primeira impressão do seu conteúdo”, explicou Pereira.
Outra questão apontada por Samuel é que muitos que iniciam um projeto online não compreendem que imagem também é conteúdo. “Você estrutura um texto perfeito, mas esquece que as imagens inseridas fazem parte do conteúdo, e que elas levam o usuário a visitar seu site através dos buscadores”, comentou o especilista.
Referenciar também conta pontos, segundo Samuel. “Há quem diga que os links internos são um tiro no pé. Mas tudo depende da maneira como se utiliza a técnica“, afirmou. “De três a quatro links são suficientes, dependendo do tamanho do conteúdo”.
Ainda de acordo com o especialista, criar links que levem o usuário para outros conteúdos relacionados ao assunto que estejam dentro do site é excelente. Isso ajuda na relevância do conteúdo para os buscadores e aumenta a taxa de permanência do usuário no site.
São temas como estes que Samuel aborda durante o evento que, há cinco anos, ele promove para empresários e empreendedores digitais. “O Segredos da Audiência procura justamente ensinar essas pessoas técnicas para alavancar negócios online de forma prática e eficaz. Temos muitos casos de projetos que começaram do zero e que, hoje, apresentam resultados significativos”, explicou Pereira.
Denis Bai e Renato Moreira são dois exemplos de empreendedores que viram seus negócios alcançarem o ápice após participarem do evento. Hoje, ambos celebram e acumulam resultados positivos.
“Expandi minha visão para outros negócios que geraram múltiplos de seis dígitos, como workshops, imersões e palestras que não estavam no radar. Foram parcerias que mudaram minha vida. Consegui criar campanhas que atingiram mais de 10 mil pessoas e já venderam mais de 10 milhões em projetos”, contou Denis, hoje responsável por alguns dos lançamentos mais bem-sucedidos do mercado digital no país.
Já Renato conta que saiu “pilhado” do evento e a primeira coisa que fez foi executar tudo o que havia vivenciado durante os dias de palestra. “Passei muitos dias focado, trabalhando de domingo a domingo até conseguir fazer tudo o que queria. Vendi a minha parte num empresa de publicidade e abri uma novo negócio, totalmente voltado para o marketing digital”, relatou.
Sair do ponto A e ir ao ponto B não é nada fácil. O aprendizado adquirido ajudou Denis e Renato a mudarem a posição das velas, o que não significa que diante deles viriam apenas mares de águas tranquilas. “Os principais problemas que tive depois do evento vieram da dor do crescimento”, resumiu Denis. Afinal, crescer não é fácil: aprimorar a desenvoltura no palco, por exemplo, foi particularmente desafiador para alguém que teve esta e outras oportunidades. “Esses desafios me tornaram uma pessoa mais capaz. Me levaram para um novo patamar”.
Renato explicou que precisou estudar profundamente sobre marketing digital diante de algo tão novo há quatro anos. “O maior desafio foi conseguir iniciar no marketing digital e fazer um produto, desenvolver as estratégias de venda e começar a ter resultado”, afirmou.
Atualmente, a multiplicidade de negócios e projetos dos empreendedores é o grande trunfo de ambos. “Hoje eu tenho várias frentes de trabalho e uma experiência que me permite entrar em contato com os top players do mercado. A realidade de crescimento que tenho é diferente da realidade do país”, finalizou Denis.
O evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” ocorre de 18 a 20 de maio no Espaço das Américas, em São Paulo, e promete reunir cerca de 3.000 participantes, consolidando-se como um dos maiores eventos do segmento de marketing digital do mundo. Organizado por Samuel Pereira, o evento leva os empreendedores a definirem uma estratégia certeira de tráfego e um combustível definitivo para acelerar os negócios no mercado digital e seguir para o próximo nível.
Quando: 18, 19 e 20 de maio
Onde: Espaço das Américas (R. Tagipuru, 795, Barra Funda, São Paulo, São Paulo – SP)
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