Segunda-feira, 01 de agosto de 2016
Sabemos que realizar um evento bem estruturado e organizado é importante para desenvolver o relacionamento da sua empresa com os clientes e aumentar as chances de networking. Além disso, é a experiência proporcionada que fará com que a sua marca seja lembrada. Mas como potencializar a divulgação do seu evento utilizando as ferramentas de marketing digital existentes?
Há várias estratégias que podem ser adotadas para que seu evento seja um sucesso, desde a divulgação até o pós-evento. Veja algumas dicas abaixo que a Eventbrite Brasil, plataforma global de tecnologia para eventos, e o HubSpot, software de marketing online, separaram para os leitores do Digitalks.
Insira links de rastreamento para cada canal de marketing usado para promover seu evento (e-mail, redes sociais, display ads ou outros). Assim, será possível acompanhar os que estão funcionando e trazendo mais tráfego para a página do seu evento. Depois, é só monitorar o desempenho dos canais, analisar os dados e avaliar se é preciso fazer alguma mudança para alcançar suas metas.
Aproveite o momento da inscrição ou da venda dos ingressos para coletar informações relevantes sobre os participantes e construir relacionamentos sólidos. As informações que você pode reunir serão úteis não apenas para eventos futuros, mas para que as expectativas dos participantes sejam atendidas no evento que você está organizando. Algumas plataformas permitem criar e adicionar perguntas personalizadas na página de credenciamento.
Crie uma hashtag oficial para o evento: comece a usá-la antes mesmo do evento começar para familiarizar os usuários. Deve ser relevante, única, curta e fácil de ser lembrada;
Informe os participantes do evento. Divulgue e exiba sua hashtag para o seu público. Você pode enviar um e-mail e iniciar a conversa com a hashtag oficial, colocá-la em folhetos, placas de sinalização e crachás;
Esteja pronto para responder perguntas online e lidar com um possível “mau comportamento”;
Aproveite o feed de conversas online na sessão de perguntas & respostas do próprio evento; oriente os participantes a usar a hashtag oficial para enviar perguntas ao palestrantes, por exemplo.
Seu evento pode render vários vídeos que você pode disponibilizar da forma desejada no seu site, blog e redes sociais. Aproveite as discussões mais importantes do evento para escrever alguns posts e não deixe de usar as redes sociais para compartilhar os momentos mais marcantes e as pessoas mais bacanas que passaram por lá.
Você costuma acompanhar o pós-evento? Se ainda não, está perdendo uma grande chance de consolidar o relacionamento que começou a construir a partir da venda dos ingressos. Você pode mandar um e-mail agradecendo a presença dos participantes e até mesmo oferecer um ingresso promocional para o próximo evento.
Faça uma pesquisa de satisfação. Obter o feedback dos participantes sobre o evento que foi realizado é fundamental para que o próximo seja um sucesso ainda maior. Uma opção para a pesquisa ser mais detalhada é comparar o feedback com base no perfil dos participantes (por exemplo, grau de escolaridade, experiência profissional).
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