Quinta-feira, 24 de abril de 2014
A Cerveja Store iniciou suas operações em 2012, especializada no comércio on-line de cervejas especiais do mundo todo. Contando com a consultoria do chef, mestre-cervejeiro e sommelier René Aduan Jr., profissional com mais de 15 anos de experiência no segmento, a empresa surgiu com um diferencial de mercado: ensinar aos clientes como apreciar melhor sua cerveja, apresentando opções diferentes de harmonização de cada rótulo com os pratos que mais realçam as características da bebida.
Uma preocupação especial da Cerveja Store é com os iniciantes nas experiências com as cervejas especiais. “Queremos informar e formar os chamados beer lovers”, garante o coordenador de e-commerce da Cerveja Store, Leandro Ribeiro. Para os principiantes, a empresa prepara kits de degustação, com o objetivo apresentar os novos sabores e estilos no contexto de uma escalada gradativa de paladar. A proposta é começar com cervejas de menor complexidade, evoluindo para rótulos mais intensos, incentivando a evolução natural do paladar através da experimentação.
Mas não só os iniciantes se beneficiam. Os clientes que já detém conhecimento intermediário ou avançado no universo cervejeiro também terão uma ótima experiência. O site dispõe de uma grande quantidade de filtros que possibilitam encontrar seus estilos e rótulos favoritos com muita facilidade. Além disso, todas as cervejas tem uma ficha técnica bastante detalhada, com as informações necessárias para uma boa decisão de compra.
Com essa estrutura e competência, hoje a Cerveja Store é o principal e-commerce de cervejas especiais do Brasil. São mais de 800 rótulos, provenientes de mais de 30 países, além de uma ampla oferta de copos, canecas e taças para enriquecer ainda mais a experiência do consumidor. A loja online também oferece um sistema de assinaturas, o clube de cervejas Tasting Club. O associado recebe três ou seis rótulos diferentes todos os meses, selecionados pelo head-sommelier da empresa.
Os desafios com plataforma e logística
“Crescemos rápido e conquistamos nossa posição de mercado. E, neste processo de crescimento, a Cerveja Store também aprendeu muito com as dificuldades que enfrentou”, conta Ribeiro. Da configuração da plataforma às embalagens, passando pelas transportadoras e entregas especiais, o e-commerce foi desbravador.
Para começar, por lidar com muitos itens importados, o processo de nacionalização demora demais, o que faz com que sobre menos tempo de “vida útil” de venda das cervejas. Como as bebidas tem prazo de validade, é necessário um cuidado especial com a data da venda para que o cliente receba o produto a tempo de consumi-lo adequadamente.
Um outro ponto que trouxe desafios à empresa foi a embalagem. A Cerveja Store confeccionou caixas que apresentavam dois problemas: não protegiam totalmente as garrafas e, por serem maiores que o necessário, encareciam o frete.
No princípio, a Cerveja Store fazia suas entregas exclusivamente com uma grande transportadora de São Paulo. Eles já possuíam a integração com o ERP da empresa, o que facilitava o processo de expedição. Porém, a tabela de preços era confusa, e o rastreamento deixava a desejar. Mas o principal problema foram as quebras de garrafas. Avarias causadas pelas embalagens inadequadas geravam reclamações dos consumidores. Este cenário, somado aos valores de frete pouco atraentes para o restante do Brasil, fez com que a empresa procurasse outras opções de logística.
A parceria
Foi assim que a Cerveja Store conheceu a LogCerto, em março de 2013. Uma reunião de apresentação e um teste de envio, uma semana depois, dispararam o que seria uma parceria duradoura. No início, foram apenas envios para algumas áreas do Brasil, principalmente a região Nordeste. Após as primeiras semanas de operação, a parceria começou a gerar resultados. A LogCerto apresentou um estudo sugerindo que a Cerveja Store alterasse suas embalagens para que o frete ficasse mais barato. E apontou as áreas das caixas que mais sofriam com o transporte e que, por causa disso, deveriam ser reforçadas para evitar que as avarias se repetissem.
Logo a parceria foi ampliada para outras regiões do Brasil, ficando apenas as cidades mais próximas a São Paulo com outra transportadora. Não só os processos estavam mais engrenados, mas também as equipes haviam se entrosado, facilitando a solução de eventuais problemas nas entregas. Com menos quebras, as vendas aumentaram. Os clientes começaram a retornar para mais compras. E a parceria cresceria mais.
Em outubro de 2013, a LogCerto mudou-se para um novo endereço. Um galpão espaçoso em um condomínio logístico na rodovia Anhanguera, muito próximo às principais vias de acesso à capital paulista. Nesta mesma época, a Cerveja Store também buscava um novo endereço, num espaço maior para acomodar o crescimento dos últimos meses. Aproximava-se a Black Friday, e a empresa precisaria de mais apoio nas operações de logística.
A LogCerto então propôs que a Cerveja Store mudasse seu estoque e sua operação para as instalações na Anhanguera, deixando a sede do e-commerce com espaço livre para o marketing, as vendas, back-office e atendimento ao cliente. A LogCerto ainda absorveu a equipe da Cerveja Store responsável pelas operações, formando um pacote fechado de expedição e distribuição.
Os ganhos foram sensíveis. Os processos ficaram mais rápidos, passando a ser feitos duas vezes ao dia: uma até meio-dia e outra, no período da tarde. Com isso, o prazo de entrega em geral melhorou. E, por haver maior contato com as equipes de atendimento ao cliente, os procedimentos foram ajustados para evitar falhas nos envios.
Claro que não foi assim tão simples. Ao contrário: houve o desafio de integração tecnológica entre os sistemas e entre processos e equipes. Muitos ajustes e adaptações foram feitos dos dois lados para que a operação pudesse ser iniciada. Muitas concessões foram necessárias para que os clientes pudessem receber tranquilamente suas encomendas. Mas, ao final do processo, os pontos positivos ultrapassaram em muito os pontos negativos.
“E, como o objetivo é oferecer um serviço cada vez melhor, as empresas continuam a colaborar para aperfeiçoar o processo”, ressalta Ribeiro. A parceria entre a LogCerto e a Cerveja Store prossegue, gerando e compartilhando conhecimento e descobrindo novas maneiras de se executar a operação. Uma parceria que aprende com seu dia-a-dia e evolui para criar valor para todos os envolvidos: funcionários, acionistas e, principalmente, para os clientes.
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