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Lazinho com Você – Do digital para a TV: novo programa da Globo tem co-criação com internautas e utiliza de transmídia em sua narrativa

Lazaro Ramos vai comandar Lazinho com você, programa inovador e interativo que será co-criado com internautas na internet e na TV Globo simultaneamente

 

Por *Gabriela Manzini 

 

Na Era da Experiência e da Economia Colaborativa que vivemos hoje, produtos e serviços que abraçam os conceitos e transpõem barreiras pensando no universo Phigital chamam a atenção de profissionais do Marketing e do Mercado Digital. Mas e quando essa iniciativa vem de uma emissora considerada a mais tradicional do país e detentora de boa parte do poder de mídia e comunicação?

O Lazinho com você é um trabalho colaborativo, feito também na nova era colaborativa e digital. É uma plataforma”, afirmou Lázaro Ramos, durante sua apresentação no YouPix Con, na última semana.

 

Esse é um projeto transmidiático. Cada veículo tem sua dinâmica. Na TV, faremos um programa de TV com formatos para audiência daquele horário. O projeto tem muitas camadas, mas acho que aqui estamos falando com o público que entende e fica mais fácil. Temos ainda uma equipe de Social muito boa que recebe e dialoga com o público. Convido vocês a ampliarem esse caldo”, explicou Elísio Lopes, idealizador do programa, montado em conjunto da Globo Labs, área de inovação e experimentações da TV Globo, e do ator Lázaro Ramos, reconhecido por iniciativas ousadas e bem-sucedidas de comunicação.

O programa tem sido idealizado diariamente há um ano e “surgiu do zero, sem saber onde ia chegar”, como contou Ramos. Os envolvidos intitulam a iniciativa como “um canal livre de colaboração”. Ele se estrutura como um site, uma plataforma, na qual internautas podem postar conteúdo e compartilhar suas histórias em quatro categorias, chamadas de “galerias”:

– Vídeo;

– Áudio;

– Texto;

– e Experimentação, para outros formatos que não contemplam as galerias anteriores.

 

Um dos grandes diferenciais da iniciativa é que não existe curadoria dentro da plataforma. “Fazemos monitoria de coisas que infringem leis (homofobia, etc). Fora isso, está tudo lá. O canal é efetivamente aberto e a premissa básica do programa é essa liberdade”, disse o ator Lázaro Ramos.

 

Mas como funciona?

Os internautas podem livremente se inscrever e compartilhar conteúdo. Esse conteúdo não tem curadoria e fica disponível para o público. Alguns desses conteúdos serão selecionados para entrarem e virarem episódios do canal e do programa na TV, que podem vir em formato de roteiro, trilha sonora, vídeo efetivamente ou ainda de outras formas.

Os trabalhos selecionados terão seus criadores colocados na “sala de participação”, que funciona como uma espécie de fórum, no qual todos trabalham juntos para virar o produto do que vai ao ar.

“[É importante destacar que] o que foi postado não é o que vai pro ar, é co-participação. Essas salas de participação [sim] estão habilitadas para ir ao ar”, explicaram os idealizadores.

 

Ficou muito claro que a ideia é explorar novas iniciativas na nova era digital e da economia colaborativa; muito será aprendido na prática. O ator Lázaro Ramos explanou que eles ainda estão tentando entender quais são os formatos a serem utilizados e explorados inclusive, e que muita coisa bacana apareceu e estão avaliando como utilizar. No entanto, se mostraram muito abertos a dialogar com o público para co-criar realmente, como nunca antes foi visto na TV. “Mas a semente está plantada”, comemorou Ramos.

 

Sobre remuneração e direitos autorais

Cada minuto de produção independente vale o que os idealizadores chamam de “2 mil colabs”, que são iguais a R$2 mil nesta primeira temporada. Dentro desse minuto, no entanto, pode haver um mix para a trilha sonora, com roteiro personalizado e vídeo que serve como clipe, por exemplo. Assim, esse minuto pode ser compartilhado entre vários criadores e o valor por minuto é dividido por todos que estão nesse espaço de tempo.

Sobre direitos autorais, depois que o programa vai ao ar, por três meses os direitos autorais são da TV Globo. Após o trimestre, os direitos autorais voltam ao produtor.

Foi muito difícil vender isso? Foi! [risos] Especialmente no que tange a formato jurídico, né? Queriam [TV Globo] 10 anos de retenção de direitos, imagina reduzir isso para três meses. O problema técnico também foi complicado”, comentou Elisio Lopes, explicando que muito do material que enviam, especialmente em vídeo, é gravado em celular, o que dificulta a veiculação, que exige certa qualidade para ser exibida. “[O projeto] envolveu muitos departamentos internos”.

 

Todos os usuários que tiverem conteúdo participando do programa terão seus nomes creditados, tanto na TV como nas redes.

 

First Steps: antes de lançar

AQUI você vê o vídeo de lançamento do canal.

Mas, antes disso, teve muito trabalho do time de produção. A gerente de Desenvolvimento Institucional da Globo, Viridiana Bertolin, explicou que a área apresentou no ano passado a Websérie “grupo da família global”. Ou seja, a TV Globo já começou suas experimentações com co-criação de roteiros e, a partir dessa experiência, criou-se as premissas que também são respeitadas para o programa Lazinho com Você:

– Escuta: real, efetiva, com os internautas produzindo;

– Troca;

– Co-criar: criar espaços de criação colaborativa.

 

Esse é um projeto que mais escuta do que fala e que quer convidar as pessoas para criar com a gente”, Viridiana.

Assim, antes mesmo da plataforma entrar no ar, foram criadas algumas iniciativas, assim já haveria uma primeira participação no site, até para servir de modelo para os usuários.

 

A inovação

Além da plataforma livre de curadoria para compartilhamento de conteúdo, o projeto funciona como “uma espécie de segunda tela”: “o programa na TV estará com outro programa ao vivo na internet, dialogando com o programa na TV”, explicou o ator Lázaro Ramos. Era digital, era transmídia.

“[Na verdade] o termo segunda tela não existe, porque as pessoas hoje consomem audiovisual onde e como elas quiserem” – Lázaro Ramos

crédito da foto: Roberto Filho/ Brazil News

 

O programa

A plataforma de co-criação com os usuários já está disponível. Já o programa para a TV estréia em 10 de dezembro, na TV Globo, no domingo à tarde – não foi divulgado o horário exato ainda na programação. A primeira temporada termina em 7 de janeiro.

 

*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.

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