Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Ao destacar o papel das relações públicas como responsáveis pela melhor integração possível entre as organizações e seus públicos, o autor afirma que ‘é preciso fazer uma completa reengenharia nos cursos de comunicação’, tanto que em 2012, durante o Congresso Brasileiro de Administração, na Bahia, lançou o ‘Manifesto Sincrético Relações Públicas e Administração’, movimento que visa aproximar mais a atividade de RP da governança corporativa. E já é fato que, a partir de 2016, os cursos, tanto de Jornalismo como de RP, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, estão livres das amarras da Comunicação ‘Social’, criação da ditadura, e denominação que – em boa hora – deixa de existir na academia.
Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração é fruto de reflexões surgidas ao longo de mais de trinta anos de experiência do consultor e professor Manoel Marcondes Machado Neto, superpondo atuação no mercado e atividade de ensino e pesquisa na UERJ e em outras instituições acadêmicas. ‘Procuro focar alguma luz naquele momento instável que separa o bacharel do executivo’, define o autor, também cofundador e hoje diretor-presidente da ONG Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional.
Dividido em duas partes, os capítulos da obra são independentes e dedicados a temas indispensáveis para quem quer entender o atual ambiente de negócios e, principalmente, o papel da comunicação no contexto do mercado. Didático e conciso, o livro teve uma muito favorável resenha da saudosa professora Mariângela Benine Ramos Silva, porque (a) oferece ao leitor uma ampla visão do campo da administração – das principais teorias acadêmicas às diferentes frentes de atuação do gestor, (b) analisa em profundidade os conceitos de marketing e relações públicas, e (c) discorre sobre interfaces pouco exploradas entre a teoria geral de sistemas, a cibernética, a mudança e a indústria cultural.
Glossário e notas, marcadas como hipertextos de fácil visualização e mais de 200 entradas, complementam o livro, também ilustrado com diagramas e gráficos autorais.
Comentários