Notícias

IoT Industrial: relação crítica entre digitalização e sustentabilidade

Empresas estão aumentando o investimento em IoT industrial especificamente para atender aos objetivos de sustentabilidade

 

A ABB divulgou as conclusões do estudo “Billions of better decisions: o novo imperativo da transformação industrial”, que examina a crescente adoção da Internet das Coisas Industrial (IoT) e seu potencial para melhorar a eficiência energética, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover mudanças. Realizado em nível global, a análise ouviu líderes de negócios e tecnologia sobre o processo de transformação industrial, analisando a interseção entre digitalização e sustentabilidade. 

O objetivo da nova pesquisa da ABB é estimular a discussão na indústria sobre oportunidades para alavancar a IoT Industrial e capacitar empresas e trabalhadores a tomarem melhores decisões que podem beneficiar tanto a sustentabilidade quanto os resultados dos negócios.

“As metas de sustentabilidade são cada vez mais determinantes para o valor comercial, mas também para a reputação das empresas. As soluções de IoT industrial estão desempenhando um papel cada vez mais importante para ajudar as empresas a realizarem operações seguras, inteligentes e sustentáveis”, disse Peter Terwiesch, presidente da área de negócios de Process Automation da ABB. “Desbloquear e interpretar informações por trás dos dados operacionais é fator-chave para permitir que, literalmente, bilhões de melhores decisões sejam tomadas em todo o setor e agir de acordo com essas decisões, gerando ganhos significativos em produtividade, consumo de energia reduzido e menor impacto ambiental.”

O estudo, encomendado pela ABB, descobriu que a “competitividade do futuro” de uma organização é o maior fator – citado por 46% dos entrevistados – no aumento do foco da indústria na sustentabilidade. No entanto, enquanto 96% dos líderes globais veem a digitalização como “essencial para a sustentabilidade”, apenas 35% das empresas pesquisadas implementaram soluções de IoT industrial em escala. Essa lacuna mostra que, embora muitos dos líderes industriais de hoje reconheçam a importante relação entre digitalização e sustentabilidade, a adoção de soluções digitais relevantes para permitir melhores decisões e atingir metas de sustentabilidade precisa acelerar em setores como manufatura, energia, edifícios e transporte.
 

Mais aprendizados importantes do estudo

» 71% dos entrevistados relataram maior prioridade dada aos objetivos de sustentabilidade como resultado da pandemia;
» 72% disseram que estão “um pouco” ou “significativamente” aumentando os gastos em IoT industrial devido à sustentabilidade;
» 94% dos entrevistados concordaram que a IoT Industrial “possibilita melhores decisões, melhorando a sustentabilidade como um todo”;
» 57% dos entrevistados indicaram que a IoT Industrial teve um “efeito positivo significativo” na tomada de decisões operacionais;
» A percepção de potencial vulnerabilidade de segurança cibernética é a principal barreira para melhorar a sustentabilidade por meio da IoT industrial.
 

Cenário ganha-ganha com a IoT Industrial

Com 63% dos executivos pesquisados concordando que a sustentabilidade é boa para os resultados de sua empresa e 58% também concordando que ela agrega valor comercial imediato, fica claro que a sustentabilidade e as prioridades tradicionais dos esforços da Indústria 4.0 – velocidade, inovação, produtividade, eficiência, foco no cliente – estão cada vez mais interligados, abrindo cenários de ganho mútuo para empresas que buscam impulsionar a eficiência e a produtividade ao mesmo tempo em que avançam no gerenciamento das mudanças climáticas.

“A Agência Internacional de Energia estima que a indústria seja responsável por mais de 40% das emissões globais de gases de efeito estufa hoje”, disse Terwiesch. “Se quisermos alcançar objetivos climáticos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo de Paris, a indústria precisa implementar soluções digitais como parte de suas estratégias de sustentabilidade. Adotar essas tecnologias em todos os níveis – da sala da diretoria ao chão de fábrica – é fundamental, pois cada membro da força de trabalho industrial pode se tornar um melhor tomador de decisões quando se trata de sustentabilidade.”

Comentários

PUBLICIDADE