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[Global Summit] Inteligência Artificial aplicada aos negócios

Martha Gabriel aponta os caminhos para uma convivência entre humanos e máquinas durante evento internacional realizado hoje e amanhã em São Paulo e Lisboa

 

Em mais uma interação totalmente digital e gratuita, teve início hoje o Digitalks Global Summit, que irá reunir até amanhã, dia 16 de dezembro, em uma mesma plataforma, o Digitalks Brasil e o Digitalks Portugal. Tendo a Transformação Digital como tema central e com mais de 50 conceituados palestrantes dos dois países, o evento internacional agregou a realização do Digitalks Expo 2020|Portugal, Digitalks Executive, Digitalks Global Experience e a 7ª edição do Prêmio Digitalks.

Flávio Horta, CEO do Digitalks, Maria Carvalhal, diretora de Operações, e Rafael Soares, diretor do Digitalks em Portugal, fizeram a abertura do evento online e simultâneo. “Seguimos reinventando para atuar nesse novo modelo, de forma segura e utilizando todos os recursos de interação que nossa plataforma permite, em um formato híbrido que veio para ficar”, destaca o CEO do Digitalks Brasil.

 

Inteligência Artificial para os Negócios

Um dos momentos mais esperados foi a participação de Martha Gabriel, uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil, futurista pelo Institute For The Future (IFTF) e autora de de best-sellers como “Marketing da Era Digital” e “Você, Eu e os Robôs”. Foi justamente o tema desta obra mais recente que Martha dissecou em sua palestra “Inteligência Artificial para os Negócios”, destacando como a IA emerge no mundo hoje, quais são os impactos e as possibilidades e como utilizá-la para alavancar oportunidades sociais, biológicas e econômicas.

Martha aponta que futuramente vamos nos misturar com as máquinas e acredita que é completamente possível haver um equilíbrio entre a capacidade humana com o uso e aplicação da Inteligência Artificial. “Elas são complementares. Enquanto a IA é movida por automatização, volume de dados e velocidade, nós humanos somos dotados de autonomia e pensamento crítico. A máquina é a razão e o humano é a emoção”, ao que Martha acrescenta outros dois importantes fatores humanos: o melhor uso e compreensão da ética e da empatia.

Tipo de Inteligência ArtificialOs tipos de Inteligência Artificial evidenciam o avanço que vemos hoje, que incluem a exploração da criatividade, conectividade e updatability (capacidade de atualização), em corpos de IA como em robôs, bots, Androids & Gynoids e Cyborgs. A Inteligência Artificial associada a recursos de Internet das Coisas (IoT), Big Data, Blockchain, Robótica e Nanotecnologia, que já estão em nosso dia a dia, somados à impressão 3D e Quantum Computing, são os pilares estruturais da transformação tecnológica pelo qual o mundo de hoje passa e que tende a modificar profundamente todas as dimensões da nossa existência, seja no aspecto social, biológico, físico, ambiental, econômico e/ou cognitivo.

“A inteligência de um sistema é sua capacidade de processar fluxos de informação para alcançar objetivos otimizando recursos”, enfatiza a pensadora digital. “Tudo o que puder ser digitalizado e automatizado, será. Para nos mantermos relevantes neste cenário, precisamos fazer aquilo em que somos melhores que as máquinas”, ensina Martha Gabriel.

Martha finalizou sua palestra fazendo um grande alerta de que é preciso discutir a regulamentação não só para as big tech, mas na sociedade como um todo, criando mecanismos de defesa e privacidade de dados.

 

Marketing x Vendas

Na palestra “Marketing X Vendas: Resultados e Estratégias Customer Centric no Mercado B2B”, conduzida por Ana Barros, diretora executiva da OUTMarketing, os executivos portugueses Joana Vilhena, Marketing & Distant Sales Director da Edenred e Pedro Pinto Lourenço, director Business Applications da Microsoft, destacaram a importância da aproximação das áreas de Marketing e Vendas, com alinhamentos de processos e de objetivos comuns, que culminam em resultados positivos e ampliados na estratégia de negócios. “A pandemia acelerou a digitalização, trouxe uma conscientização maior para marcas e produtos e refletiu em uma melhor experiência e jornada de compra do consumidor”, explica Joana Vilhena. A mudança de processos foi fundamental, o cliente está cada vez mais exigente, é tudo urgente, temos que ser mais ágeis e mais flexíveis. O grande foco é compartilhar objetivos e definir estratégias em conjunto, além de ter ambientes descontraídos”, diz ela.

“Vimos um avanço na valorização dos dados para o cliente a partir da maior interação que buscamos. É preciso olhar para a informação como uma fonte de receita”, afirma o diretor da Microsoft, que também reforça a importância da simplicidade na comunicação e na adoção de ferramentas de tecnologia e defende a democratização da Inteligência Artificial para otimizar e ter uma base sustentável de dados”. Há desafios e aprendizados no customer centric, mas o bom uso da tecnologia e a interação entre as equipes podem trazer mais leads tanto para os modelos B2B quanto B2C.

 

Mercado Digital em Portugal

O painel “Visão Geral do Mercado Digital em Portugal e Tendências”, os executivos Mariana Wanzeller Teófilo, Digital Marketing Manager da Universidade Europeia, e Gabriel Augusto, diretor da Flag, debateram com o consultor Richard Mello as perspectivas de crescimento, mudanças e tendências que estão surgindo neste segmento. ”Houve muitas mudanças nos últimos três anos, o e-commerce evoluiu e avançou para as mídias sociais, com campanhas segmentadas, envolvimento maior do consumidor e, com isso, houve uma melhoria acentuada de resultados, especialmente com um consumidor que mostrou-se ainda mais exigente”, destaca Mariana.

O diretor da Flag complementa de que ‘tudo está automatizado, o digital rompeu barreiras e acabou tornando-se mais relevante, principalmente com a gestão de dados, buscando inteligência para marcas, cliente e produtos”.

O ensino online teve que fazer uma transição completa e criar mais ofertas. “A tendência é crescer e ampliar sua permanência, porém sendo um suporte para o ensino presencial e agregar vantagens nos dois modelos”, conclui Mariana.

A expectativa é de que o Digital Global Summit conecte virtualmente mais de 6 mil pessoas para debater negócios e tecnologia em um evento rico em conteúdos voltados para inovação, novos negócios digitais, economia e educação.

 

Digitalks Global Summit

Evento online e gratuito
Dias: 15 e 16 de dezembro
Site oficial: digitalks.pt/expo

Informações para a imprensa:
DFreire Comunicação e Negócios
(+55 11) 5105-7171
Debora Freire – debora@dfreire.com.br – (11) 99976-1165
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br – (11) 99299-0411
Jéssica Valente – jessica@dfreire.com.br – (11) 99868-4584

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