Notícias

Inovação facilita a vida de bancos na hora de emprestar dinheiro

Ferramenta automatiza a consulta a Certidões Negativas de Débito (CND) com a União

 

Já está disponível no mercado uma solução que promete facilitar a vida de instituições financeiras que lidam com inúmeras operações de crédito diariamente: a Consulta CND. Desenvolvida pelo Serpro, a ferramenta automatiza todo o trabalho de acesso e verificação de dados da Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

Funciona assim. Quando uma instituição financeira vai conceder crédito, um dos requisitos é a regularidade da situação fiscal da pessoa, empresa ou imóvel rural. Normalmente, a emissão desse tipo de certidão é feita pela internet de forma manual e individualizada, digitando um CPF, CNPJ ou número do Imóvel Rural.

A Consulta CND transforma esse processo em algo simples e ágil. Com a solução, as instituições financeiras se habilitam à chamada “pesquisa em massa”, ou seja, múltiplos contribuintes podem ser verificados simultaneamente, sem a necessidade de consultas manuais. E tudo é feito diretamente a partir dos sistemas do próprio banco, resolvendo o problema da falta de integração com as bases do governo federal e garantindo mais velocidade na tomada de decisão. Isso sem contar a segurança, disponibilidade e confiabilidade que só o Serpro, guardião oficial destes dados, pode oferecer.

 

O que é Certidão Negativa de Débitos (CND)?

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento que atesta a ausência de pendências fiscais de uma empresa, pessoa física ou imóvel rural. O documento serve para comprovar a regularidade fiscal do contribuinte perante a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Geralmente, o documento é exigido em ações judiciais, licitações ou em contratos de financiamento via bancos públicos ou privados, a fim de demonstrar boa conduta legal e inexistência de pendências por parte daquele contribuinte.

 

Contratação imediata

A Consulta CND está disponível para contratação por qualquer instituição pública ou privada, especialmente os bancos, sociedades financeiras, administradoras de consórcios e, cooperativas de crédito. Acesse a página do produto na Loja do Serpro, conheça todos os detalhes da solução e comece a usar imediatamente.

Comentários

PUBLICIDADE