Quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Os influenciadores estão em segundo lugar no poder de tomada de decisão na compra de um produto, perdendo apenas para amigos e parentes, que alcançaram 57%. Os dados da pesquisa são do Instituto QualiBest e mostram como os influenciadores podem ser importantes para potencializar ações de marketing e vendas, por exemplo. Para os especialistas da Setters, ferramenta de mapeamento de influenciadores, esse diagnóstico mostra o potencial que as mídias sociais têm nos dias atuais.
Pequenas e médias empresas geralmente ficam à margem desse ambiente por não conseguirem arcar com os custos de influencers com grandes números de seguidores e que estão consolidados no mercado. De acordo com a pesquisa da Nielsen “Global Trust in Advertising” feita em 2015, 83% dos consumidores confiam em recomendações feitas por pessoas que conhecem, acima de qualquer outra propaganda.
Segundo Carolina Zaine, especialista em inteligência digital e co-fundadora da Vert Inteligência Digital, de uns quatro a cinco anos para cá as empresas começaram a perceber que o influenciador digital pode ajudar as marcas no seu processo de divulgação e contextualização de mensagens. “Este começo, ainda é uma realidade distante para grande parte do mercado, já que na maioria das vezes apenas as marcas com grande relevância conseguem utilizar-se deste tipo de estratégia em suas ações”, afirma.
É importante ressaltar que os micro influenciadores são mais nichados e podem estar mais próximos do público que se quer alcançar. Trabalhar com influenciadores é uma das maneiras mais assertivas de atingir o público. Os dados do Instituto QualiBest ainda mostram que as redes sociais preferidas são: Facebook com 92%, Youtube, 90%, Instagram 73% e Twitter com 31%.
As marcas precisam levar em conta esse movimento, principalmente as micro e pequenas empresas. “Os micro influenciadores podem ser de grande valia quando o assunto é campanha para pequenas e médias empresas, não só porque o preço será mais acessível, mas também é possível contratar vários influencers para a mesma campanha e ter um público ainda mais variado para o produto”, finaliza Carolina Zaine.
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