Notícias

Influenciadores digitais são responsáveis por impactar 49% dos jovens

Dado foi levantado pelo QualiBest e revela que influenciadores digitais estão em segundo lugar quando se fala no poder de influenciar uma compra

 

Foto de quatro pessoas lado a lado encostadas na parede. Respectivamente na ordem vemos: um homem, duas mulheres e mais um homem. Todos estão com cabeça baixa e olham para o celular que seguram em suas mãos. Acima dele, desenho e ícones de redes sociais, símbolo de wi-fi, curtir, câmera fotográfica, mensagem, telefone e etc.

Os influenciadores estão em segundo lugar no poder de tomada de decisão na compra de um produto, perdendo apenas para amigos e parentes, que alcançaram 57%. Os dados da pesquisa são do Instituto QualiBest e mostram como os influenciadores podem ser importantes para potencializar ações de marketing e vendas, por exemplo. Para os especialistas da Setters, ferramenta de mapeamento de influenciadores, esse diagnóstico mostra o potencial que as mídias sociais têm nos dias atuais.

Pequenas e médias empresas geralmente ficam à margem desse ambiente por não conseguirem arcar com os custos de influencers com grandes números de seguidores e que estão consolidados no mercado. De acordo com a pesquisa da Nielsen “Global Trust in Advertising” feita em 2015, 83% dos consumidores confiam em recomendações feitas por pessoas que conhecem, acima de qualquer outra propaganda.

Segundo Carolina Zaine, especialista em inteligência digital e co-fundadora da Vert Inteligência Digital, de uns quatro a cinco anos para cá as empresas começaram a perceber que o influenciador digital pode ajudar as marcas no seu processo de divulgação e contextualização de mensagens. “Este começo, ainda é uma realidade distante para grande parte do mercado, já que na maioria das vezes apenas as marcas com grande relevância conseguem utilizar-se deste tipo de estratégia em suas ações”, afirma.

É importante ressaltar que os micro influenciadores são mais nichados e podem estar mais próximos do público que se quer alcançar. Trabalhar com influenciadores é uma das maneiras mais assertivas de atingir o público. Os dados do Instituto QualiBest ainda mostram que as redes sociais preferidas são: Facebook com 92%, Youtube, 90%, Instagram 73% e Twitter com 31%.

As marcas precisam levar em conta esse movimento, principalmente as micro e pequenas empresas. “Os micro influenciadores podem ser de grande valia quando o assunto é campanha para pequenas e médias empresas, não só porque o preço será mais acessível, mas também é possível contratar vários influencers para a mesma campanha e ter um público ainda mais variado para o produto”, finaliza Carolina Zaine.

Comentários

PUBLICIDADE