Terça-feira, 28 de outubro de 2014
Novos modelos de impressoras a laser vêm tirando espaço das jatos de tinta, como mostra pesquisa do International Data Corporation (IDC). De acordo com o levantamento, as máquinas com toner já correspondem a 40% do volume total de vendas no mundo todo. O estudo, referente ao segundo trimestre desse ano, aponta também que nesse mesmo período ocorreu uma queda de 3,6% na comercialização dos equipamentos com cartuchos.
Adriana Maia, especialista em vendas do e-commerce ImpressorAjato, explica o fenômeno com a diminuição do custo de aquisição das impressoras a laser em decorrência do surgimento de modelos mais econômicos e compactos. “Antigamente só eram comercializadas máquinas grandes, que ficavam restritas ao uso de companhias maiores. Hoje, existem mais equipamentos de pequeno e médio porte, ampliando o leque de consumidores para pequenas empresas, escritórios, escolas e residências”, afirma.
A especialista da ImpressorAjato ressalta também que o valor de manutenção de uma máquina a laser é menor. Apesar do preço mais caro do toner, ele rende o mesmo que quatro cartuchos, em média. Assim, o custo por página de uma impressora a laser gira em torno de R$ 0,06 enquanto o de um equipamento a jato de tinta é de cerca de R$ 0,10.
A pesquisa revelou ainda que quase 10 milhões de impressoras a laser foram comercializadas no mundo todo no intervalo de tempo analisado. O e-commerce ImpressorAjato notou a transição do mercado em sua loja: registrou um aumento de 20% nas vendas de equipamentos que usam a tecnologia com relação ao mesmo período de 2013. E para se adaptar à tendência, a empresa vem realizando novos investimentos. “Fechamos parceria com a Lexmark, um dos maiores fabricantes do segmento, e já somos uma das três maiores revendedoras da Brother no país”, conta Adriana.
Comentários