Notícias

Importância da acessibilidade na web no prêmio Todos@Web

Captura de Tela 2014-09-17 às 15.39.15

Reconhecimento público, visibilidade e apoios concretos aos seus projetos, esses são alguns dos benefícios percebidos pelos vencedores das edições anteriores do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web, que segue até 30 de setembro com as inscrições abertas para a premiação de 2014. O prêmio chega à sua terceira edição com a missão de conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso à web por pessoas com deficiência.

Vencedora da segunda edição do Todos@Web na categoria Pessoas e Instituições, a fundadora e consultora da Digital Acesso, Lêda Spelta, fala sobre a satisfação de ter sido homenageada. “Além da surpresa, foi uma alegria pelo reconhecimento público do meu trabalho de mais de uma década que a inscrição no prêmio me fez resgatar, compilar e organizar”, afirma. “Eu tive também a alegria de ver alunos e clientes recebendo o prêmio por seus trabalhos. E essa foi uma alegria ainda maior, porque veio acompanhada de um sentimento de continuidade, de que estou deixando boas ações nesse mundo”, completa Lêda Spelta. 

Além das homenagens, o Todos@Web fez com que os vencedores pudessem complementar seus projetos e lançá-los a um novo patamar. É o caso do Portal da Casa de Oswaldo Cruz, vencedor também da segunda edição do prêmio, na categoria Projetos Web – Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web. Após receber o prêmio, a instituição lançou uma nova versão do sítio que levou em consideração os comentários feitos pelos jurados durante o Todos@Web. O portal ainda será apresentado no XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2014). 

“O Prêmio de Acessibilidade do Escritório Brasileiro do W3C é um incentivo para produtores de conteúdo,designers e profissionais de TI da Casa de Oswaldo Cruz. Embora estes profissionais tivessem noção de que estavam contribuindo para tornar a web mais acessível, ser reconhecido com o prêmio Todos@Web fez com que isso ficasse mais forte. A Casa de Oswaldo Cruz virou uma referência na Fiocruz, uma vez que nem todos os sítios da instituição têm recursos de acessibilidade”, conta Carolina Sacramento, responsável por coordenar as ações de acessibilidade do portal.

Um caminho semelhante foi trilhado pelo Mouse Acessível, projeto desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e vencedor na categoria Aplicativos e Tecnologias Assistivas na mesma edição do prêmio. A aplicação permite que um tablet ou smartphone seja conectado via Bluetooth a um computador e utilizado como mouse acessível, facilitando assim a navegação na web.

“Depois da conquista do prêmio, conseguimos desenvolver outras interfaces, avançamos com testes e aumentamos o número de usuários. Percebemos uma boa aceitação por entidades que trabalham com pessoas com deficiência e, principalmente, ganhamos visibilidade e apresentamos essa solução em outros eventos”, reforça Agebson Rocha, coordenador do Núcleo de Tecnologias Assistivas da IFCE.

Comentários

PUBLICIDADE