Sexta-feira, 22 de setembro de 2017
O Expo Fórum de Marketing Digital, principal evento de marketing digital do país, bateu sua própria meta ao receber 3.100 pessoas nos dias 30 e 31 de agosto, no Transamerica Expo, em São Paulo. Em 2018, o evento será nos dias 5 e 6 de setembro e já está com as inscrições abertas.
Com 4 palcos simultâneos e mais de 120 palestrantes, o evento trouxe o que há de mais atual em conteúdo, conhecimento, experienciação e muito networking. Entre os destaques estão o Keynote de abertura com Eco Moliterno, da Accenture Interactive, que abordou o tema “Publicidade: de onde ela veio e para onde está indo“, o workshop da Growth Marketing Conference, com Vasil Azarov, fundador da conferência, Sujan Patel, co-fundador da WebProfits, Jamie Smith, da Campaign Watch, e Clayton Wood, fundador da Growth Labs.
Outro tema de grande relevância foi a Transformação Digital, abordado com diferentes enfoques e em diversas palestras e workshops. O consenso é que, além de se adequar às novas tecnologias e entender qual a melhor maneira de usá-las, as empresas também precisam definir novas prioridades e modificar o mindset. O assunto foi abordado num Talk Show comandado por Martha Gabriel com Paulo Arruda, Diretor de Publicidade Digital do Estadão.
Um assunto que rendeu uma ótima discussão foi Social Media Marketing: como humanizar o relacionamento nas plataformas, com Fatima Silana, da E-Life/Buzzmonitor, e Flávia Gamonar, da O que move o Marketing?.
“Achei bacana no quadro a Fátima focar em relacionamento e eu ter ido mais para o lado do conteúdo e como os dois podem ser usados para humanizar marcas. Deu uma perspectiva mais abrangente ao público de como ter esse olhar em se permitir mais nas ações, como ser mais criativo e quebrar alguns clichês também. Sem gerar diálogo ou ser natural é difícil humanizar e, para dar certo, o radar do profissional precisa estar ligado. Pequenas ações no dia a dia, que o próprio público produz ou na forma como interage, podem virar oportunidades para a marca”, esclarece Flávia Gamonar.
Logo após a apresentação, Fatima Silana foi bastante procurada no estande do Buzzmonitor para tirar dúvidas e se aprofundar ainda mais no tema. “A maioria das pessoas queria entender um pouco melhor da tecnologia para perceber como uma marca consegue analisar de uma maneira mais profunda um profile de um consumidor para poder respondê-lo de maneira mais dinâmica. Outros temas também foram destaques, principalmente de como tecnologia de monitoramento por geolocalização também ajuda uma marca a desenvolver estratégias mais reais”, declara.
Roni Cunha Bueno, da Organica, que dividiu o palco com Pedro Guasti, da eBit, no Talk Show “Marketing para e-Commerce: insights direto da fonte” também recebeu vários feedbacks positivos. Segundo Rene de Paula, primeiro consultor brasileiro a ser treinado e ter certificado da Singularity University, maior escola de Digital do mundo, a apresentação do Roni é voltada para pessoas, focada no lado humano, e que segue a tendência mundial. Pedro Guasti afirma que “seria gratificante se o público pudesse levar algumas das experiências compartilhadas como inspiração para lançarem novas empresas de sucesso como Ebit e Netshoes”.
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