Quinta-feira, 11 de agosto de 2016
“O futuro vai ser personalizado. Tudo começa quando você descobre os seus consumidores e não os classifica como usuários.”
Essa foi a fala inicial de Mitch Gavril, Global Advisory Manager da Sociomantic, durante o Expo Fórum de Marketing Digital 2016 do Digitalks.
A utilização do mobile está crescendo no mundo. Temos mais de 2 bilhões de usuários de smartphones no mundo, 7,7 bilhões de mobile devices, 7,1 bilhões de pessoas na terra usando esses dispositivos. 1,5 milhões de aplicativos na Apple Store, 1,6 bilhões de apps no Google Play e um aumento de 70% no uso de apps em 2014. São números expressivos. Mas nada se compara aos números do Brasil.
Em 2013, tivemos um share de 34,6% e em 2015, temos mais de 50% da população mundial usando o celular. No Brasil, esse valor sobe para 90% da população brasileira usando mobile. O que tem muito a ver com a questão do share das marcas como a Apple que tem um share de 15% e o Android com uma penetração de 81,02%. Outros números impressionantes:
O que é muito diferente do mercado alemão é quanto o tempo as pessoas gastam no celular no dia. Brasileiros ficam em média mais de 100 horas por mês no celular. Dois a cada cinco brasileiros preferem ficar sem eletricidade que ficar sem celular.
Prefira uma estratégia equilibrada entre:
Você sabia que mais de 50% dos usuários descobrem os aplicativos via busca App Store? Está na hora de investir nesse canal e encontrar o seu lugar na App Store do seu consumidor, verificar a qualidade da sua posição e verificar se você está na categoria correta.
“Analise o seu concorrente e tente entender como você vai conseguir uma posição legal na loja de aplicativos. Não adianta apenas explicar é preciso ver a qualidade do seu ranqueamento. Um indicador sobre busca orgânica dentro da app store”, disse Mitch.
80% dos budgets de publicidade em aplicativos mobile são usados na aquisição do primeiro usuário, mas apenas 16% dos usuários usam um aplicativo pela segunda vez.
É preciso entender como re-engajar e reativar a interação depois do download. Lembre-os: “olha, eu estou aqui!“.
Através de mensagens, games, social, foto, vídeo, música, e-commerce, educação ou mídia.
* Alice Wakai: formada em jornalismo pela UNESP, atuou como repórter e editora no jornal semanal “PC Notícias” na região de Bauru, como redatora no departamento de Marketing do Moip e, atualmente, trabalha no Grupo iMasters, onde atua como jornalista, colaboradora da revista e editora do portal diário.
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