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Estudo revela como as marcas devem interagir com os Millennials

A impaciência e a conectividade com diferentes canais de tecnologia são marcas do comportamento da nova geração conhecida como Millennials (pessoas entre 25 e 34 anos). A constatação é da pesquisa Connected Life 2016, estudo da TNS Brasil realizado com mais de 60.000 consumidores conectados ao redor de 50 países.

Os Millennials querem cada vez mais simplificar o processo e acelerar as respostas – 10 minutos é o tempo que eles julgam suficiente para ter uma resposta quando interagem com alguma marca, por exemplo. Respeito com o consumidor também é um valor importante para essa geração. Portanto, todo cuidado é pouco: pequenos deslizes das marcas neste sentido podem ser bombardeados no meio digital, causando prejuízos à imagem das marcas.

“Os Millenials, bem como a geração Z, estão mais dispostos a se engajar com as marcas através das mídias sociais. Logo esperam uma maior presença das marcas com as quais se identificam pelas mídias sociais bem como uma presença mais relevante. Isso é perceptível pelo nível de engajamento dos consumidores conectados. Este engajamento muda de categoria para categoria, mas podemos ver cotidianamente que as pessoas comentam, recomendam, curtem, compartilham conteúdo produzido pelas marcas de forma geral. Isso é verdade para todas as gerações, mas é especialmente presente entre os Millenials. Por exemplo, entre o subgrupo dos ‘brand amplifiers‘ – as pessoas que ativamente escrevem sobre marcas em blogs, fóruns ou sites de avaliação – podemos ver que os Millenials são mais ativos na interação com as marcas nas redes sociais que as gerações anteriores”, explicou ao Digitalks o gerente de pesquisa da TNS BrasilRupak Patitunda.

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Dados: baseados no TNS Connected Life 2016 / amostra 1000 entrevistas / entrevistas realizadas em Maio e Junho de 2015 || Base: Brand Amplifier – Total (513) | 16 – 24 (331) | 25 – 34 (349) | 35 – 44 (233) | 45 – 54 (103)

 

Números da Pesquisa

É no mundo digital onde as diferenças de comportamento entre as gerações são extremas. Considerando que a população brasileira está envelhecendo, os protagonistas passam a ser as gerações Millennials e “Z”.

Quanto mais jovem, maior é a conexão via celular: os Millennials se concentram mais na conexão de aparelhos móveis que as gerações passadas. O mesmo acontece com a geração Z (16-24), que se destaca em comparação com os Millennials (6,4 horas/dia contra 8,2 hora/dia geração Z).

De modo geral, o tempo de conexão dos brasileiros é um pouco acima da média da América Latina (LATAM), sobretudo conexão via PC/Laptop (2,9hs contra 2,5hs/dia).

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Nesse sentido, saem na frente aquelas marcas que estão interagindo no meio digital, especificamente via celular.

>> Geração do milênio é o foco do atendimento multicanal 

 

Onde existem oportunidades de engajamento?

 

De acordo com o estudo, entre os pesquisados há claramente um compartilhamento de atenção entre TV e rede social em horário nobre. Quanto mais jovens, maior é o compartilhamento TV e redes sociais, e essa premissa se estende bem como a conversão em compras.

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O paradoxo: conforme cresce a conectividade, os usuários passam mais tempo online, e alcançá-los em meio à quantidade de informação parece ser mais difícil do que nunca.

A recomendação é que as marcas encontrem a combinação certa de canais e desenvolvam formatos diferenciados de comunicação para cada meio.

 

Mas então, como as marcas devem agir?

 

Com base nos resultados da pesquisa, Rupak Patitunda evidenciou que as marcas enfrentam um cenário de comunicação com o consumidor muito mais complexo hoje do que elas se deparavam a alguns anos atrás. Do ponto de vista dos Millenials conectados, as marcas precisam entender que esse público possui hábitos de consumo de mídia que difere da geração anterior, tendo mais familiaridade com a tecnologia.

“Nesta geração, por exemplo, o tempo dispendido com os vídeos online é o mesmo que o tempo gasto com TV. Uma estratégia de mídia para atingir este público deve considerar um planejamento integrado de meios digitais e não-digitais no sentido de atingir a cobertura desejada. O target que costumava usar uma determinada mídia pode estar migrando seus hábitos no presente cenário de grande avanço tecnológico. Ao mesmo tempo, isso representa um grande desafio de desenvolvimento criativo, já que cada plataforma demanda uma comunicação específica. Um exemplo para este desafio é vencer a barreira de 5 segundos dos vídeos de propaganda no YouTube, um desafio que não se apresenta da mesma maneira no desenvolvimento criativo do material para TV. De forma análoga, os anúncios de natureza estática devem se adaptar às diferentes telas e hábitos de consumo de mídia para poder transmitir a mensagem de forma eficiente.”

>> Pesquisa sobre o consumo de vídeos digitais

>> Alcance e Frequência: como melhorar seu awareness com conteúdo em vídeos periódicos

 

Sobre o Connected Life

Connected Life é o estudo líder da TNS sobre as atitudes e comportamentos de mais de 60.500 usuários de internet em mais de 50 países e explora como a tecnologia está transformando a vida dos consumidores ao redor do mundo. Oferece um insight essencial sobre o impacto do crescimento no ecossistema digital e no panorama de mídia.

O Connected Life também descobre oportunidades novas e relevantes para que os comerciantes se conectem com os consumidores neste ambiente cada vez mais complexo; é uma ferramenta poderosa que ajuda as marcas a tomar melhores decisões no mundo digital.

O campo foi realizado em todos os mercados entre Maio e Agosto de 2015. O tamanho da amostra no Brasil foi 1.070.

Para mais informações, acesse: www.tnsglobal.com/get-connected/connected-life

 

Sobre a TNS Brasil

A TNS entrega a seus clientes estratégias específicas de crescimento, baseadas em uma experiência de longo prazo e soluções líderes de mercado. Presente em mais de 80 países, a TNS tem mais conversas com os consumidores ao redor do mundo do que qualquer outra empresa de pesquisa. Entende o comportamento individual e as atitudes de cada cultura, economia e região do mundo.

A TNS faz parte do Kantar, um dos maiores grupos de insights e consultoria de informação do mundo.

 

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