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Estudo da Return Path sobre emkt e caixa de entrada

A cada 10 emails marketing enviados no Brasil, apenas seis chegam à caixa de entrada dos usuários. As demais mensagens são consideradas spam ou se perdem, após serem bloqueadas pelos provedores, que cada vez mais investem no refinamento de seus filtros. Os dados deixam o País na última colocação do ranking de entregabilidade, elaborado no estudo “Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2014” da Return Path, líder mundial em Email Intelligence.
No topo da lista, composta por nove países, Austrália e Alemanha aparecem empatadas com 89% das mensagens entregues, seguidos por Reino Unido e Estados Unidos (87%), França (84%), Canadá (83%), Itália (81%) e Espanha (76%). A média global de entregabilidade é de 83%.  O estudo completo está disponível para download gratuito.

Entregabilidade por País

colocação Taxa País
89%89% AustráliaAlemanha
87%87% Reino UnidoEstados Unidos
84% França
83% Canadá
81% Itália
76% Espanha
60% Brasil

 

Para Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil, os números são um alerta ao profissional de marketing. “Apesar de observarmos uma evolução positiva em ações de email marketing que já se beneficiam das melhores práticas e métricas de performance, o mercado de ecommerce brasileiro tem crescido rapidamente e há novos players a cada dia, que muitas vezes desconhecem as soluções disponíveis para a eficiência das campanhas”, explica. “O estudo é uma forma de mostrar o cenário e revelar o quanto as empresas podem evoluir em termos de desempenho ao acompanhar os números e desenvolver uma estratégia apropriada para este canal”, completa.

 

Ao customizar a pesquisa por setores da indústria e do comércio, a Return Path constatou que as empresas ligadas a saúde e beleza são as que têm mais êxito em atingir o público alvo, com entrega de 96% das mensagens, enquanto as de software e Internet são as mais prejudicadas, com apenas 43% de taxa de entregabilidade.

 

O estudo também mostra, como exemplo, o sucesso da ação do Gmail em permitir que os usuários recebam mensagens de marketing em uma pasta e as pessoais em outra. “Fazer essa separação não desmotivou o engajamento. Ao contrário, mostrou que o consumidor gosta de emails, mas ignora as mensagens comerciais quando estas estão misturadas com seus emails pessoais. Portanto, a inovação promovida pelo Gmail foi benéfica tanto para os remetentes, quanto para os usuários”, disse Bucciarelli.

 

Mobile em alta

Outro dado relevante diz respeito à expectativa no aumento do volume de emails marketing recebidos em época de compras do final de ano. O estudo mostra que o desempenho no período manteve a constância dos demais meses de 2013, pelo menos em campanhas legítimas.  Em novembro, pela primeira vez, mais de 50% dos emails foram abertos em dispositivos móveis, sendo a maioria deles em iPhone e iPads, que não oferecem o recurso do webmail de alguns provedores, para que os clientes marquem uma mensagem como spam, poupando os remetentes de quaisquer danos à sua reputação.

 

Metodologia

O estudo da Return Path foi feito com base em mais de 490 milhões de emails comerciais enviados, com permissão, a consumidores de todo o mundo, entre maio de 2013 e abril de 2014. As estatísticas também consideraram o desempenho em mais de 150 provedores, na Europa, Ásia, Pacífico e Américas do Norte e do Sul.

 

 

Entregabilidade por Setor

colocação setor Taxa
  • Saúde e beleza
96%
  • Seguros
92%
  • Moda
  • Alimentos e bebidas
  • Acessórios automotivos
91%
  • Varejo
  • Organizações sem fins lucrativos
90%
  • Serviços corporativos
  • Hospitalidade
  • Financeiro
87%
  • Educação
86%
  • Viagens, recreação e lazer
  • Comunicações
84%
  • Telecomunicações
82%
  • Editoras, broadcast, internet
81%
10º
  • Biotecnologia
79%
11º
  • Serviços de consumo
77%
12º
  • Mídia e Entretenimento
74%
13º
  • Tecnologia
70%
14º
  • Software e Internet
43%

 

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