Quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Segundo pesquisa da Goldman Sachs, a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada deverão se tornar um mercado de US$ 80 bilhões até 2025, quase o tamanho do setor de PCs hoje. A tecnologia já vem transformando setores como o imobiliário, de saúde, educação e entretenimento.
“Nós pensamos que a realidade virtual e aumentada têm o potencial para transformar como interagimos com quase toda indústria hoje e acreditamos que elas serão igualmente transformadoras da perspectiva do consumidor e do meio corporativo”, afirmou Heather Bellini, representante da Goldman Sachs, no momento da divulgação da pesquisa, no início de 2016.
Para Andrew Balfour, líder global de Inovação Criativa do Yahoo, a VR é a próxima tendência no radar por aqui, tecnologia que deve mudar o atual conceito de branded content 2D.
Em paralelo ao crescimento do mercado de realidade virtual, também temos visto como o tempo consumido em dispositivos móveis vem mostrando indícios de ultrapassar o tempo gasto com TV tradicional, especialmente entre os jovens Millenials.
Considerando o cenário, Balfour esteve presente no evento IAB AdTech&Data, em São Paulo, e falou sobre realidade virtual voltada para a publicidade, trazendo ainda a visão da empresa para este mercado. Ele ainda abordou o gap encontrado no setor e como dados, conteúdo e tecnologia podem ajudar nessa ponte.
O executivo citou dois produtos da empresa já voltados para VR: o Yahoo Tiles – novo formato de publicidade móvel com foco em alcance e engajamento dos consumidores, ambiente pós-clique e conteúdo interativo – e um aplicativo que utiliza a experiência de fotos do Flickr 360º compatível com o óculos Samsung Gear VR.
Ambos vão em linha com a necessidade atual do mercado de construir formatos de publicidade mais criativos e que encantem os usuários.
O Digitalks aproveitou sua visita para entrevistá-lo e entender um pouco mais sobre um segmento que parece levemente distante do cotidiano brasileiro. Leia abaixo o conteúdo exclusivo:
Andrew Balfour: Nós investimos em algumas iniciativas com Realidade Virtual (VR) para entender melhor a tecnologia, incluindo a forma como ela funciona (e não funciona) para nossos usuários e anunciantes. Um exemplo é o Yahoo Tiles, que foi recentemente lançado no Brasil, trazendo experiências 360° em anúncios para celular, um novo formato de anúncio móvel que as marcas podem aproveitar para atingir os consumidores por meio de conteúdo envolvente e interativo em um ambiente pós-clique. Quando os usuários clicam em uma publicidade móvel, são levados a uma página personalizada que apresenta conteúdo em 360°, incluindo vídeos e imagens, dinâmicas e interativas apresentações como vídeo, imagens em slides e feeds sociais.
Nós continuamos estudando essa tecnologia para entender melhor o que funciona e como podemos aplicá-la em nosso negócio.
AB: É importante destacar que o desenvolvimento de formatos de anúncios criativos e que surpreendam os usuários será fundamental neste negócio. No Yahoo, estamos empenhados em criar valor para os anunciantes, ajudando-os a se engajar com os consumidores por meio de nossa combinação única de dados, conteúdo e tecnologia.
VR não somente melhora a experiência do usuário, mas é também uma oportunidade para as marcas atingirem os consumidores de uma maneira nova e criativa. Estou animado com as perspectivas para VR e as oportunidades para os anunciantes enquanto eles trabalham para dar vida às suas histórias.
AB: Com o Flickr, os usuários têm a oportunidade de publicar fotos em 360°. Em dezembro de 2015, o Yahoo anunciou uma nova maneira de explorar e visualizar essas imagens: um aplicativo de realidade virtual compatível com smartphones Samsung Galaxy que permite aos usuários mergulhar na experiência de 360 via Samsung Gear VR desenvolvido pela Oculus.
Ter uma plataforma que permite o acesso a uma experiência de realidade virtual é a chave para o setor de Marketing Digital, uma vez que essa tecnologia pode proporcionar aos usuários acesso a um ambiente mais envolvente, ter uma melhor experiência com uma marca / produto. Essa experiência o Yahoo Tites também pode oferecer.
AB: A VR é uma tecnologia transformadora e incentiva às empresas pensar de forma diferente sobre seus processos criativos, em diversas formas:
A VR vai seguir o mesmo caminho. Os casos de uso no início serão focados em jogos e entretenimento, mas como tecnologia de hardware e inovações diminuem o custo e a qualidade aumenta, as empresas serão forçadas a pensar sobre como incorporar os seus produtos nessas novas mídias.
AB: No Brasil, VR está começando no segmento de games. Mas, no geral, existem muitas áreas a serem exploradas. Por exemplo, a audiência brasileira pode tirar proveito das soluções do Yahoo para VR. A solução de fotos em 360 via Samsung Gear VR desenvolvida pela Oculus está disponível no mercado.
AB: É uma realidade. O investimento continua crescendo para as empresas de RV. O óculos PlayStation VR ficou esgotado em minutos. Com o sucesso de Realidade Aumentada (RA) e Pokemón Go, estamos observando um interesse dos consumidores nesse tipo de conteúdo. Além disso, muitos especialistas acreditam que a nova câmera dupla do iPhone 7+ é um sinal que estamos trabalhando mais na direção de conteúdo RA/RV. No lado de conteúdo, estamos vendo criativos compreenderem a mídia e melhorar a experiência e a narrativa para começar a ganhar elogios da crítica.
*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há oito anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.
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