Quinta-feira, 26 de março de 2015
Como anda o mercado de vendas no mobile? Será que as empresas já estão preparadas para este novo momento da internet, em que o e-commerce ganha muito espaço e faz diferença nos lucros finais do mês?
Para falar um pouco sobre o assunto e esclarecer algumas dúvidas de clientes e empresas, convidados o executivo Thiago Sarraf para uma entrevista.
Ele é especialista em Internet, Marketing Digital e E-commerce, líder do Comitê de e-commerce da APADi e do Guia de E-commerce, além de comandar o Dr. Ecommerce. Sarraf já desenvolveu mais de 90 lojas virtuais e já trabalhou na Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG, UOL e Agência Pukis. É colunista e articulista dos portais E-commerce Brasil, Digitalks, E-commerce Guide e Profissional de E-commerce.
Com certeza possui muita bagagem para falar sobre o assunto e ajudar executivos e empresários a entender este novo momento das vendas mobile.
Aproveite a entrevista!
1- Como você classifica o cenário do uso do mobile hoje no mundo? E no Brasil?
O mobile vem cada vez mais assumindo seu papel na vida das pessoas: ele virou praticamente a extensão do seu braço. Muitas pessoas brincam dizendo que chegam a esquecer a carteira e as chaves, mas nunca o celular.
No Brasil não vem sendo diferente, as pessoas deixam de comprar o primeiro computador para ter seu primeiro smartphone. Lembro de uma pesquisa que comenta que o Estados Unidos tem cerca de 350 milhões de pessoas e por volta de 360 milhões de aparelhos celulares. No Brasil a proporção é ainda maior, com 200 milhões de habitantes e 260 milhões de celulares. Mas o mercado americano ainda ganha na relação de smartphones.
2- Sabemos que o mercado de vendas mobile está em alta, comente um pouco sobre o assunto.
O cenário de vendas via mobile está em alta e deve continuar assim até assumir um percentual justo, em relação as outras interfaces. Muito é discutido e muito é falado sobre a experiência do comprador usando a interface mobile. O comportamento do consumidor mudou e muitos varejistas ainda resistente a isso.
Em aula sobre o tema, comento muito de comportamento e muitas vezes, o início do processo de compra do consumidor está começando pelo mobile. Porém, muitas vezes não é concluído lá pois o lojista não está preparado e acaba forçando o usuário a sair deste canal e busca outro.
Meu site é de serviço e já tenho quase 30% das visitas via mobile. Tenho um índice de conversão acima da média (geração de lead) e a proporção pelo canal mobile é maior do que o desktop. Isso prova que o nosso trabalho em manter o site responsivo e pensar no formato mobile primeiro, está dando resultado.
E no varejo não pode ser diferente. Prova disso é um cliente grande do segmento de calçados, em que 37% de suas visitas são via mobile. Porém, a plataforma de e-commerce que ele escolheu não habilitou a versão mobile (segundo o Google, o mais recomendado é um site responsivo – que se adapte a diferentes tamanhos de tela). Imagina quantas vendas o varejista de calçados não está perdendo?
No cenário americano, temos um mercado mais evoluído, pois as empresas deram viabilidade para isso (na minha opinião, ainda está segurando o mercado, muitos vendedores ainda não possuem a versão mobile o site responsivo). Prova disso, é um informátivo que mostra que em 2015, 24% do seu faturamento será via mobile, 1/4 do mercado será via mobile, e com projeção de crescimento ainda. Confira.
http://pt.slideshare.net/mobile/thiagosarraf/vendas-do-comercio-movel-americano-dr-ecommerce
Segundo o último relatório do webshoppers, tivemos 4,6% das vendas via mobile. Será que este número irá crescer? Alguns especialistas afirmam que 2014 vai fechar com aproximadamente 9% de representação. Sará que eu acredito? Tenho que acreditar, mas dependo das empresas para chegar nisso. Precisamos começar a dar mais viabilidade, assim os usuários usam mais… é um efeito cíclico.
3- Você acha que todos os mobiles são indicados como plataforma para a venda?
Considerando a sugestão do Google, usando uma versão da loja responsivo, não importa o tamanho da tela, você terá um site totalmente adaptado independente do aparelho, tablet ou qualquer versão de smartphone. Alguns estudos comprovam que pessoas via tablet convertem mais em compras e possuem um ticket médio maior.
4- Acredita que o consumidor ainda possui receios para comprar via celular?
O consumidor possui um receio de comprar no geral, a mesma desconfiança que possui no online, se estende ao mobile. O agravante aqui é que as grandes empresas ainda dominam o mobile, logo esta desconfiança tende a ser menor, por possuírem empresas que muitas pessoas conhecem e confiam. Com a evolução, a tendência é que este medo diminua. Para gerar confiança, os mesmos recursos já usados no PC devem ser utilizados também no mobile, pois a validação é muito semelhante.
Já vi pessoas simularem uma compra via mobile e falar: “vou terminar no meu computador para checar se a empresa é de confiança”. Mas essa venda não deixa de ser mobile, pois começou por lá! Isso é importante comentar, a origem da venda, já tem uma grande representação do mobile.
5- Quais as dicas que você daria para as empresas que desejam iniciar a venda dos seus produtos / serviços via mobile?
Dica #01
A palavra da vez é presença. A empresa precisa estar presente em todos os canais. Estude! Existe muito material na internet e se não achar ou não conseguir estudar, procure um especialista. Veja o artigo que o Google publicou sobre os sites responsivos e seus benefícios, com certeza vai te ajudar a entender melhor o assunto e aplicar de maneira mais assertiva na sua empresa.
No artigo, existe um comentário sobre “o número de pesquisas no Google via celular, que já passou o número via desktop, ou ira passar muito em breve”.
Se a gigante já se rendeu, como você ainda tem dúvidas?
Dica #02
Procure empresas com experiência real na área, pois o processo de criar um site ou redesenhá-lo pensando em mobile é de trás para frente. Primeiro desenha o mobile e depois vai para o desktop. E só especialista vão construir seu site com performance e arquitetura da informação 100% pensada para multitelas.
Dica #03
Pense no mínimo em três opções de tamanho de tela. Lembre-se que alguns aparelhos possuem tela retina e a resolução nunca pode ser deixada de lado. Além disso, temos uma internet móvel que não é excelente. Por isso, preocupe-se com a performance e tempo de carregamento, e “pegue leve” no tamanho dos arquivos.
Dica #04
Pense na experiência de compra do seu consumidor, isso é o mais importante. Muitas vezes “menos é mais” e talvez, nas vendas via mobile, menos pode ser muito mais! Faça um benchmark do seu mercado, procure exemplos com resultado de sucesso. Infelizmente não irá achar grandes exemplos no Brasil, mas os sites estrangeiros são super experientes e antenados no assunto.
Dica #05
Por fim, acredite. Quando comecei a acreditar (aproximadamente há 2 anos atrás) comecei a colher os frutos!
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