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E-commerces gastam mais com anúncios mobile do que desktop, diz estudo

Pesquisa da Semrush mostra que anúncios mobile ultrapassaram mídia para desktop nos gastos de e-commerce em 2017; tendência permanece para 2018

 

Anúncios mobile superam gastos com publicidade por parte de e-commerces, indica SEMrush
Anúncios mobile superam gastos com publicidade por parte de e-commerces, indica SEMrush

O estudo “E-commerce 2017”, da SEMrush, empresa de soluções de marketing digital e fornecedora de ferramentas de monitoramento online, mostra que os gastos com anúncios mobile foram consideravelmente superiores (85,39%) aos voltados para desktops (14,81%), segundo reportou o portal do E-Commerce Brasil.

A pesquisa foi realizada mundialmente com mais de 8 mil sites de e-commerce, visitados entre os dias 1 de janeiro e 31 de novembro de 2017, em diferentes países como Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Espanha, Alemanha e outros. O estudo dividiu ainda os sites em 13 categorias, como Eletrônicos, Alimentação, Vestuário e moda, Livros, Móveis, Viagens, entre outras,

O levantamento também identificou as principais tendências de marketing digital para 2018 e inclui informações sobre fontes de tráfego, quantia investida em publicidade, tipo e tamanho de anúncios gráficos, assim como os dispositivos visualizados, as palavras e frases mais populares, entre outros aspectos do e-commerce mundial.

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Partindo da divisão do total de sites estudados em diversas categorias – como alimentação, eletrônicos, vestuários, livros e viagens -, a pesquisa da SEMrush registrou que mais de 50% das lojas online que fizeram parte do estudo investiram em torno de U$ 1.000 em publicidade paga. A segunda maior faixa de gastos com anúncios foi de US$ 10.000 a U$ 50.000; Do total, cerca de 15% dos e-commerce gastaram entre US$ 1.000 e US$ 5.000.

Dentre as categorias analisadas, marcas do segmento de “Moda e Vestuário” são as que mais investem em anúncios pagos, com 81% do orçamento total acima de US$ 10.000, seguida por “Livros” (80%) e “Casa e Jardim” (47%).

O estudo ainda aponta que o tráfego direto é a principal forma como os clientes acessam os sites de e-commerce: o formato corresponde a 42,18% dos acessos, seguido por ferramentas de pesquisas, responsáveis por 40,1%. Um dado interessante revelado pelo estudo é que, embora haja intensos investimentos sendo feitos pelas marcas em redes sociais, os consumidores estão clicando pouco em sites pelas redes sociais, sendo que apenas 2,92% deles chegam aos sites de e-commerce por este caminho.

“As estratégias em relação ao e-commerce têm mudado globalmente e o Brasil não fica de fora dessa estatística. Este mercado encontra-se em pleno crescimento e a principal mudança que notamos é a preferência pelos dispositivos móveis, evidenciada por esse aumento de investimento em publicidade mobile, em comparação aos gastos com anúncios em desktops”, comenta Maria Chizhikova Marques, coordenadora do Mercado Brasileiro da SEMrush, em relatório.

A pesquisa da SEMrush também listou os termos que mais envolvem emoções nos anúncios e despertam a curiosidade dos consumidores. A frase mais usada é “frete grátis”, seguida de “sem juros” e “melhor preço”. O estudo destaca ainda que os e-commerce apostam em algumas táticas para ativar os gatilhos emocionais que fazem os consumidores comprarem, como mencionar garantias e fazer chamadas que transmitam sensação de urgência.

O estudo completo pode ser conferido NESTE LINK.

*As informações são do portal do E-Commerce Brasil

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