Notícias

Digitalks Expo 2020 discute como a evolução da humanidade se confunde com a evolução da tecnologia

Segundo dia do evento reuniu grandes Keynotes como Martha Gabriel, Tânia Cosentino, Henrique Meirelles, Wilson Mello e muitos outros

 

O segundo dia do Digitalks Expo 2020 | Digital Experience começou com a palestra de Martha Gabriel, referência em transformação digital, que abordou o tema “HomoDigitalis: quem são, onde vivem e o que comem?”. Em um papo muito otimista e enriquecedor, Martha foi capaz de mostrar como a tecnologia e a transformação sempre estiveram presentes em nossas vidas.

A executiva frisou que a tecnologia está disponível para ser nossa aliada e ajudar o ser humano a se ampliar e complementar. Devemos entender que nenhuma inovação é 100% vantajosa ou 100% prejudicial. “Se estivermos observando dessa maneira, a nossa visão está enviesada. É importante sempre avaliar o que tem de positivo, de negativo e em quais áreas pode contribuir”, comentou Martha. “A tecnologia gera sempre uma relação de amor e ódio. Nenhuma tecnologia traz só coisa boa ou ruim”, reitera.

De acordo com Martha, vivemos em simbiose com as inovações. O ser humano e a tecnologia formam um sistema inteligente em conjunto, ou seja, quando mudamos um, afetamos o outro. Temos que entender qual tecnologia é a melhor para nós e afinar nossas engrenagens, nosso sistema inteligente”. A futurista concluiu sua apresentação com a seguinte mensagem: “Para não ser substituído por um robô, não seja um robô! Seja um ser humano e utilize o robô para afinar seu sistema inteligente”.

Em seguida, Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, foi entrevistada por Martha Gabriel sobre “Inteligência Artificial e os Negócios: Mutualismo de Cooperação”. Nesse papo, a executiva contou um pouco sobre a inquietude de aprender e crescer, que a motivou a ser melhor e prosperar profissionalmente.

Assim como Martha, Tânia acredita que a tecnologia está presente para o bem, para empoderar o ser humano. “Não é sobre o que queremos fazer, mas o que podemos fazer”. Segundo a presidente da Microsoft Brasil, a parte humana é necessária, principalmente na tomada de decisões. “Se pudermos usar a empatia, colaboração e senso crítico, iremos liderar esse mundo e não seremos substituídos pelas máquinas”.

Encerrando as palestras do palco Congress pela manhã, Rubens Neistein mediou uma conversa sobre tecnologia, economia e negócios: a retomada e investimentos, com a participação de Henrique Meirelles, Secretário de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo, e Wilson Mello, presidente da INVESTSP. Os executivos destacaram como essa crise irá deixar o legado da digitalização. “Como fomos movidos a acelerar e antecipar muito o que estava no radar das empresas e do governo”, comentaram.

O maior evento de economia digital e tecnologia do Brasil, o Digitalks Expo 2020 | Digital Experience, contou com insights poderosos. “No fim da manhã, percebemos que se o evento fosse presencial o auditório Congress teria espaço para 1.200 pessoas e, provavelmente, estaria lotado. No online, tivemos a oportunidade de receber 10.600 pessoas na manhã. Ou seja, quase dez vezes mais que o formato presencial. Isso foi muito surpreendente, até para nós, e com certeza é a vantagem do formato online: não foi possível estarmos juntos fisicamente, mas o evento online alcançou um número muito maior de executivos, empresários e profissionais”, contou o CEO do Digitalks, Flavio Horta.

 

Insights do principal evento de negócios da Economia Digital e Tecnologia

No fim da tarde do primeiro dia (26/08), a Opinion Box divulgou sua pesquisa exclusiva realizada em pareceria com o Digitalks: “Como será a retomada dos negócios no mercado digital brasileiro pós-quarentena?”. A amostra identificou que seis em cada dez empresas não possuíam nenhuma política de home office, antes da pandemia.

Outro insight da pesquisa é a transformação digital que foi acelerada nesse período. Antes da quarentena, quatro em cada dez companhias não haviam iniciado a transformação digital. Um dado interessante apresentado no levantamento é o otimismo para este ano e para o que está por vir. Mesmo vivenciando um período de incertezas, 42% estão otimistas para 2020. Já para 2021, 59% estão com perspectivas positivas.

Finalizando o primeiro dia, Dilma Souza Campos, fundadora da Outra Praia, contou sua trajetória inspiradora e de sucesso. Com uma palestra empolgante e de grandes obstáculos, a empreendedora mostrou como a representatividade é importante e que força de vontade em crescer e vencer nunca faltou para ela, como diz Dilma: “Desistir jamais!”.

Na sexta-feira (28/08), no último dia do Digitalks, os destaques foram: Sir Martin Sorrell, fundador e ex-CEO da WPP, atual presidente da S4 Capital, no Talk Show “Encantando pessoas e consumidores: o futuro da comunicação e propaganda”; Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”, chamado de Bíblia de Vendas do Vale do Silício, com a palestra “Creating Predictable, Scalable Sales Revenue and Impacting People and Business”; entre muitos outros!

Comentários

PUBLICIDADE