Notícias

DES2016: A era cognitiva por Jesús Mantas

Por Priscilla Saldanha*

O Digitalks viajou até Madri, Espanha, para um dos maiores eventos de Tecnologia e Marketing Digital da Europa, o DES-Madrid. Logo no primeiro dia de evento, um dos destaques no Auditório Principal foi a palestra sobre era cognitiva, realizada por Jesús Mantas, General Manager da IBM.

>> DES2016: Digital Enterprise Show traz as últimas tendências de marketing digital em Madri

O gerente trouxe o conceito, mostrando que a grande mudança começa na nova era de computadores. O que era produzido no início da criação de computadores ficou para trás, agora se trabalha com maquinas super inteligentes, que são capazes de reproduzir a forma como o ser humano pensa, no momento de tomada de decisão.
Isso é denominado como a terceira geração de computadores, onde o não falamos apenas em programação ou cálculos. Também se fala de aprendizado, conhecimento, inovação, cognição.

“Not is just about technologies! Technologies are the facility, but more than this, I talk about people, evolution, transformation”. (Jesús Mantas)

Um exemplo dessas máquinas na prática é na área da medica, por exemplo. Antigamente o médico fazia e aprendia tudo a partir de conhecimento e experiência, feelings. Hoje temos a tecnologia para ajudar com todo o processo, que vai desde o estudo, conhecimento, até a ação (tomada de decisão de um procedimento cirúrgico, por exemplo).

É uma mudança extremamente significante para todo o mundo. Algo que pode trazer uma nova era, em que computadores e humanos trabalham juntos, para chegar ao melhor resultado na educação, medicina, serviços financeiros, varejo, etc.

Quem encabeça essa mudança é a própria IBM, com a criação do Waston: uma tecnologia que possui a inteligência para analisar grandes volumes de dados e processar a informação mais como um ser humano do que um computador. Com isso, consegue gerar hipóteses baseadas em evidências, que serão extremamente assertivas. Além disso, o Watson aprende, dia a dia, evoluindo seu conhecimento.

Muita bacana não é mesmo?

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais:

 

* Priscilla Saldanha mora em Dublin e é colaborado de conteúdo internacional para o Digitalks, escrevendo sobre tendências de tecnologia e digital. 

Pós-graduada em Gestão de Marcas e Branding pela BSP, especialista em Redes Sociais pela PUC e formada em Publicidade e Propaganda na UNICAP. Trabalha com tecnologia, comunicação e marketing digital desde 2011. É consultora em estratégias de comunicação digital e branding, para empresas e agências.

Priscilla foi Gestora de conteúdo na Digitalks, atuou em grandes agências, além de empresas nacionais e multinacionais, como Red Bull, com Marketing e Mídias Sociais. Foi editora-chefe da Revista Digitalks por 2 anos, já escreveu revistas para grandes empresas como Samsung, além de vasta experiência em conteúdo social e cobertura de eventos. Entusiasta e amante da comunicação e do mundo digital, gosta de compartilhar tudo que vivência e aprende. Acredita que dessa forma, o mundo vai ser cada vez mais pensante e atuante.

 

Comentários

PUBLICIDADE